Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

FGV EPPG promove debate online e gratuito sobre os desafios futuros da educação no Brasil no pós-pandemia

Evento será no dia 6 de outubro de 2021, às 18h. Os palestrantes serão: Ivan Gontijo, coordenador de Políticas Educacionais no Todos Pela Educação; Catarina Ianni Segatto, professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC e analista de Informação do CETIC; e Fernando Luiz Abrucio, coordenador da área de Educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG) realizará um webinar gratuito no dia 6 de outubro, às 18h, com o tema Desafios futuros da educação no Brasil no pós-pandemia. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://evento.fgv.br/educacaoposcovid/. Após a inscrição, receberão o link do evento por e-mail.

A ausência de coordenação nacional não ficou restrita à política de saúde durante a pandemia da Covid-19, mas teve efeitos em outras políticas, como na educação. Em um país desigual, como o Brasil, a ausência de coordenação nacional combinada a uma trajetória altamente descentralizada produziu grandes heterogeneidades nas respostas dos governos subnacionais nessa política, reforçando desigualdades de acesso e de qualidade.

Dentro desse contexto, o debate buscará discutir a trajetória da coordenação federativa na educação e as mudanças recentes na coordenação nacional, assim como seus efeitos nas políticas educacionais subnacionais, particularmente na adoção do ensino remoto e de estratégias para combater desigualdades educacionais, buscando contribuir para a construção de uma agenda futura.

Além disso, os participantes também irão repercutir a formação de uma agenda de políticas com vistas à mitigação dos efeitos da pandemia na área de educação e à criação de novas políticas para o contexto pós-pandemia, as políticas educacionais subnacionais, particularmente a adoção do ensino remoto, e de estratégias para combater desigualdades educacionais.

Os palestrantes serão: Ivan Gontijo, coordenador de Políticas Educacionais no Todos Pela Educação; Catarina Ianni Segatto, professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC e analista de Informação do CETIC; Fernando Luiz Abrucio, coordenador da área de Educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV. A moderação será de Lizandro Lui, professor da FGV EPPG.

Nenhum comentário: