Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

COP26 - O futuro do mercado de carbono no Brasil e a COP26

 

Entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, líderes e autoridades de 196 países se encontram em Glasgow, na Escócia, para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26. A reunião tem como objetivo discutir e negociar ações que possam conter as mudanças climáticas, com metas e compromissos de diferentes nações, tendo em vista que os efeitos do aquecimento global podem ter consequências devastadoras em diferentes pontos do mundo.

Na última terça-feira, dia 26 de outubro, Thiago Falda, presidente executivo da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), participou da Sessão Extraordinária sobre a participação do Brasil na COP26 realizada pela Câmara dos Deputados.

Durante o discurso, Thiago apresentou o posicionamento da entidade, dando destaque ao tema Descarbonização e como o país pode ser pioneiro quando o assunto é mercado de carbono. Os pontos sugeridos em sua fala foram:

• Apoiar os resultados de mitigação transferidos internacionalmente (ITMOs) - suporte à regulamentação desse mecanismo, considerando a fungibilidade de projetos sustentáveis, aptos a reduzir emissões e àqueles realizados com a finalidade precípua de reduzir emissões de GEEs.;

• Priorizar a valorização da floresta em pé e o desenvolvimento econômico da região amazônica, com base nas vocações da região, tendo como consequência a eliminação do desmatamento ilegal;

• Fomentar e destacar a relevância da inovação para o cumprimento dos compromissos climáticos do Acordo de Paris, com ênfase no desenvolvimento de tecnologias descarbonizantes;

• Defender o relevante papel dos biocombustíveis, com destaque para àqueles produzidos a partir de resíduos, na descarbonização da economia global.

O mapeamento de tecnologias para redução de emissões e o preparo para uma economia de baixo carbono está ocorrendo nas principais economias do mundo e o Brasil tem diferenciais que podem o colocar como líder nesta esfera.

Sobre a ABBI

A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) é uma organização civil, sem fins lucrativos, apartidária, e de abrangência nacional que acredita no Brasil como potencial líder da bioeconomia avançada global. Representamos empresas e instituições de diversos setores da economia que investem em tecnologias inovadoras, baseadas em recursos biológicos e renováveis para criar produtos, processos ou modelos de negócios gerando benefícios sociais e ambientais coletivos. Trabalhamos para promover um ambiente institucional favorável à bioinovação, que permita converter nossas vantagens comparativas em vantagens competitivas, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável da bioeconomia avançada no Brasil.

Nenhum comentário: