Total de visualizações de página

sábado, 30 de outubro de 2021

Aurora boreal poderá ser vista em grandes áreas dos EUA e da Europa neste sábado

                                        

          Aurora boreal vista no Canadá - Foto: Alan Dyer/VW PICS/Universal Images Group via Getty Images 

Aurora boreal poderá ser vista em grandes áreas dos EUA e da Europa neste sábado

Fenômeno acontece por causa de uma grande explosão solar que atinge a Terra

Uma grande erupção solar estourou na última quinta-feira (28) e deve chegar à Terra neste sábado (30), o que pode resultar em uma forte tempestade geomagnética e fazer com que uma aurora boreal esteja visível nos céus dos Estados Unidos e da Europa.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), órgão do governo dos EUA, emitiu um alerta de tempestade geomagnética “forte” para hoje e amanhã.

A escala para tempestades geomagnéticas vai de G1, ou tempestade menor, até G5, uma tempestade extrema. O alerta da NOAA é um G3.

A tempestade geomagnética pode causar irregularidades de tensão e alarmes falsos em alguns dispositivos de proteção e segurança, alertou a NOAA no comunicado.

O fenômeno também pode causar blecautes em rádios de alta frequência e perda de contato no lado da Terra iluminado pelo sol.

O efeito mais visível da tempestade geomagnética iminente é que, provavelmente, sobrecarregará a aurora boreal, tornando-a visível em grandes partes dos Estados Unidos e da Europa.

Locais onde a aurora boreal pode surgir

A previsão de Aurora do Instituto Geofísico Fairbanks, da Universidade do Alasca, indica que, se o tempo permitir, a aurora boreal pode ser visível de Portland, em Oregon, até a cidade de Nova York.

Também poderá ser visível no horizonte ao sul, como Carson City, em Nevada, Oklahoma City e Raleigh, na Carolina do Norte.

Na Europa, a previsão mostra, se o tempo permitir, a aurora boreal pode ser visível acima da Noruega, na Suécia e na Finlândia, e até mesmo ao sul como na Escócia e em São Petersburgo, na Rússia.

Poderá ser visível também no horizonte ao sul, como Dublin, na Irlanda e Hamburgo, na Alemanha. A aurora australis, ou as chamadas “luzes do sul” , tem efeitos semelhantes.

A previsão mostra este fenômeno também poder ser visto no horizonte de Melbourne, na Austrália, até Christchurch, na Nova Zelândia.

(Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)

Com informações de Paul P. Murphy, da CNN.


Nenhum comentário: