Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2021

NACAB usa tecnologia para atender com mais rapidez e eficiência famílias atingidas pela barragem de Brumadinho

Crédito: Marcos Oliveira – Analista Multidisciplinar do NACAB

Oito mil famílias devem ser cadastradas e atendidas em suas demandas, até o final do ano, pela organização não-governamental com apoio da BHS e dos aplicativos Power Platform

          A tecnologia tem sido uma aliada fundamental para o Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (NACAB), organização não-governamental responsável por prestar assessoria técnica a pessoas e comunidades atingidas por barragens. Um dos desafios postos ao NACAB é o de mapear o perfil e as necessidades das cerca de 24 mil famílias de 10 municípios e 82 comunidades, atingidas pelo rompimento de barragem da Vale, em Brumadinho, em 2019. Para acelerar o cadastramento de todas as famílias, o NACAB tem utilizado os aplicativos da Power Platform com o suporte de tecnologia da mineira BHS – Soluções de TI para empresas.

       O mapeamento dessas famílias é importante para ajudar na coleta de dados, o que vai acelerar o processo para traçar um planejamento para atender as necessidades reais de cada comunidade, como falta de água, perda de área de pastagens ou até mesmo um problema a cerca de uma propriedade. Desde o início do cadastramento, em julho de 2021, foram mais de 7390 famílias inseridas no aplicativo. “Temos uma equipe apta para conversar e ajudar no que a família de determinada comunidade precisa. É preciso criar laços com essas pessoas para que elas se sintam seguras em aceitar a ajuda”, destaca o especialista em participação e engajamento e comunicação do NACAB, Mateus Soares.

       De acordo com o consultor SharePointBHS, Lucas Giovani,os aplicativos da Power Platform conseguem auxiliar e organizar as informações que antes eram inseridas em planilhas e os dados ficavam dispersos.“É possível coletar dados, como nome, endereço, telefone, quais famílias estavam no dia do deslizamento da barragem, tipo de atividade econômica, com quem essas pessoas moram, a sua origem e renda, por exemplo,” destaca ele.

      Mateus Soares acrescenta que a partir do uso dos aplicativos da Power Platform, as demandas serão atendidas de forma mais ágil e assertiva, assim será possível acelerar os processos e atender às necessidades das famílias e comunidades. “Todos os processos foram automatizados e os dados coletados em campo já estão inseridos no aplicativo. Agora é possível organizar todas as informações em um único local, sem o risco de perdê-las, além de agilizar o trabalho realizado pelas pessoas que trabalham no núcleo”, comemora o especialista.

      A BHS desenvolveu três aplicativos para o NACAB – Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens. O aplicativo Cadastro de Atingidos,é responsável por para cadastrar as famílias atingidas, já o app de Gestão de Demandas, tem o intuito de receber as demandas de emergência, fazer o mapeamento de pontos de análise de água, local, entre outros. Já o terceiro aplicativo, o Registro de Conflitos, é para situações que trouxeram impeditivos para as famílias, comunidade ou no local. O aplicativo computa todas as informações que estão gerando esse tipo de situação, assim o NACAB consegue tomar as melhores decisões para a comunidade.

     Para a gerente geral do NACAB, Marília Andrade Fontes, o objetivo tem sido alcançado com o uso da Power Platform. Agora é possível visualizar o resultado junto as famílias e mensurar o trabalho que é realizado nas comunidades. “Já temos outros projetos com a BHS para iniciar em breve para inclusive atuar na gestão interna, assim vamos ter todos os processos realizados pelo NACAB em um local, que possa ser possível acessar todas as informações necessárias para agilizar todo o trabalho do núcleo, ressalta Marília Andrade.

     O NACAB não atua sozinho, os órgãos públicos, como Ministério Público, Defensoria Pública, Governo de Minas Gerais e outros institutos de pesquisa também têm um papel importante para auxiliar no atendimento ao que foi pedido pela comunidade para que o auxílio seja realizado o mais rápido possível. O NACAB atua como uma ponte, ligando os diversos órgãos e lutando para o atendimento cada vez maior das demandas das pessoas, famílias e comunidades atingidas.

Nenhum comentário: