Total de visualizações de página

sábado, 16 de outubro de 2021

Emccamp Residencial inicia projeto para reduzir o uso de copos plásticos descartáveis nas obras

Sempre preocupada com as questões relativas à preservação e cuidado com o meio ambiente, a Emccamp Residencial, que atua há mais de 44 anos no setor da construção civil em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, adotou mais uma iniciativa sustentável. A empresa pretende reduzir significativamente o uso de copos plásticos descartáveis em todas as obras em atividade. 

Para isso, a empresa distribuiu para todos os colaboradores das obras garrafas ecológicas dobráveis para serem utilizadas nos canteiros de obras. De acordo com Veronika Gottschalg, coordenadora de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Emccamp, além de reduzir os gastos com o consumo de copos plásticos descartáveis na empresa, a iniciativa diminui o passivo ambiental gerado pelo descarte inadequado destes materiais e incentivou os funcionários a adotar práticas sustentáveis.

“A ação tem como objetivo reduzir nos próximos anos, aproximadamente, 90% do consumo atual dos descartáveis nos canteiros de obras”, destaca. Veronika ressalta que a medida também estimulou a reflexão acerca da responsabilidade ambiental entre os funcionários. “Após fazermos levantamentos quantitativos de resíduos gerados nos empreendimentos em construção, verificamos que mesmo com o descarte correto do copo descartável (reciclagem) o consumo deste objeto estava extremamente elevado. Trabalhamos na conscientização de que pequenos gestos fazem toda diferença. Se passamos boa parte da nossa rotina no trabalho, devemos começar por este caminho”, pontua.

No Brasil, são utilizados cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).  Esse plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.

Até o mês de setembro, a Emccamp distribuiu 750 unidades de garrafas ecológicas dobráveis  em Minas Gerais, 400 no Rio de Janeiro e 1200 em São Paulo.

Outras ações sustentáveis

A Emccamp Residencial possui uma série de ações que tem como objetivo reduzir o impacto do setor no meio ambiente. Nos escritórios, a empresa investiu na reutilização e descarte correto dos papéis brancos. “A primeira ação desta campanha foi treinar os colaboradores a reduzir as impressões desnecessárias, no segundo momento priorizamos utilizar as folhas como rascunho, e, por último, o descarte correto do papel branco”, conta Veronika.

Outra iniciativa importante que está em andamento é a implantação do Plano de Controle Ambiental (PCA), uma ferramenta de gestão ambiental dos canteiros de obra. “Antes de iniciar a construção do empreendimento o setor de meio ambiente faz a programação das atividades sustentáveis aplicada ao canteiro de obra, com intuito de minimizar e mitigar os impactos ambientais prováveis. O PCA tornará esse processo mais eficaz e eficiente”, esclarece.

Sobre a Emccamp

A empresa nasceu em 1977, tendo como principal diretriz a qualidade dos serviços e o respeito ao cliente. Desde o início, trabalha para construir histórias de vida. São mais de 44 anos construindo sonhos e surpreendendo o mercado. O seu potencial construtivo foi alcançado em função dos diferenciais na gestão e execução das obras.

Presente em mais de 16 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Emccamp Residencial é uma das maiores construtoras do segmento de residenciais econômicos. A cada projeto, amplia sua atuação, diversificando as soluções em moradia e reforçando o seu compromisso com a qualidade e inovação dos produtos.

Nenhum comentário: