Sob a nova perspectiva do consumidor, gigante no mercado de fragrâncias e aromas revela o novo entendimento sobre higiene e hipersensorialidade que se expande para saúde e bem-estar e que impactam positivamente nos cuidados pessoais e com a casa
O novo normal! Quantas vezes você já ouviu essa frase nos últimos 18 meses? Nesse período tivemos que mudar alguns hábitos, algumas coisas perderam o significado e outras se tornaram ainda mais importantes, como o simples fato de respirar, abraçar, tocar e sentir cheiros, por exemplo. Com esse cenário de mudança repentina em vários sentidos na vida das pessoas, a Symrise, fornecedora global de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos, percebeu que precisava agir rapidamente para encontrar caminhos e respostas sobre como seria daqui para frente a relação do consumidor, a partir de seus sentimentos, com esta nova perspectiva sobre a higiene. “A higiene já era uma prioridade para nós antes mesmo da pandemia. Porém, ela acelerou a urgência da criação de um Programa Intensivo de Higiene de forma dedicada e global”, afirma Fernando levy, Diretor de marketing América Latina na divisão de Consumer Fragrance e líder global do Programa de Higiene da Symrise, o HygieSym.
Trazer respostas e desenvolver novas ideias e conceitos prontos para o mercado com produtos que fazem parte do dia a dia do consumidor está no DNA da Symrise. E a procura por inovação em meio a pandemia aconteceu de maneira instantânea. “No despertar da onda de COVID-19 precisávamos responder questões importantes como nosso posicionamento sobre higiene e o papel da Symrise na criação de inovações em fragrâncias, de forma eficiente para o bem-estar dos consumidores, além de soluções criativas, assertivas, competitivas e com alto valor agregado aos nossos clientes. Com isso conseguiríamos atender aos desafios presentes e futuros da pandemia, de forma global e regional”, afirma Fernando.
E assim nasceu o Programa Global HygieSym. Com a grande motivação de descobrir soluções criativas e sustentáveis para higiene e bem-estar englobando todas as regiões onde a Symrise atua, o Programa contou com a atuação de um time multifuncional de talentos criativos das áreas de marketing, pesquisa e desenvolvimento, além de avaliadores olfativos, perfumistas e experts em insights de consumidor. Foram ao todo 154 entrevistas em profundidade em plataformas digitais realizadas com consumidores dos mais diversos perfis demográficos e psicográficos, além de entrevistas especializadas com experts sobre higiene e a pandemia, como profissionais de saúde da linha de frente da pandemia, profissionais de limpeza em hospitais, dermatologistas, antropólogos, entre outros. Ou seja, uma verdadeira escala de influência para a higiene foi formada.
Além disso, inspirado na roda contrastante de sentimentos que o consumidor vivenciava durante a pandemia, o time de CMI (Consumer Market Insights) desenvolveu uma metodologia única e proprietária da Symrise envolvendo 7 países: Brasil, México, Estados Unidos, França, Alemanha, China e Índia. E com tudo isso, o maior objetivo do programa foi alcançado: decodificar o novo conceito de higiene em uma sociedade pós-pandêmica e então trazer novas soluções para novas demandas emergentes. “Queríamos entender como a pandemia havia impactado os sentimentos dos brasileiros e como esses sentimentos tinham mudado os hábitos de higiene e o comportamento do consumidor. Dessa forma, decidimos realizar entrevistas em profundidade, de 1 a 2 horas, com consumidores e especialistas e deixá-los a vontade para falar como estavam se sentindo durante a pandemia antes de perguntar sobre os novos hábitos. Em todo o processo de pesquisa percebermos que não estávamos sozinhos naquela montanha russa de sentimentos. E foi essa nossa vivência, os novos protocolos de segurança e o distanciamento social que ampliaram a nossa consciência sobre o significado de Higiene”, declara Adriana Sayuri, Diretora Regional da área de Consumer & Market Insights.
Durante toda essa jornada criativa alguns dados interessantes foram coletados, como por exemplo as três grandes mudanças nos sentimentos e hábitos dos consumidores. Uma delas foi a preocupação com a saúde e a expansão dos códigos de higiene. Os entrevistados disseram ter adotado novos hábitos de limpeza e começado a procurar produtos mais funcionais aliados ao bem-estar. Entre todos os entrevistados, os brasileiros têm a maior preocupação com a limpeza devido a pandemia. Outra mudança percebida foi o desequilíbrio dos sentidos devido a privação sensorial durante a quarentena, em especial a olfativa, tornando a fragrância o principal atributo esperado pelo consumidor para produtos de cuidados pessoais e com a casa. E a terceira grande mudança foi a vulnerabilidade à saúde mental ocasionada pelo distanciamento social e pelo sentimento de medo e insegurança em relação a pandemia, tornando a higiene muito mais do que apenas limpeza, mas também um canalizador de segurança emocional para o consumidor.
O papel da fragrância nas sensações de higiene e bem-estar
Com o emocional e o olfato em sintonia, a fragrância é a protagonista e o principal meio de perceber e sentir a higiene e o bem-estar. Durante as entrevistas também foi possível detectar que a fragrância reforça a percepção de limpeza, que quanto maior a sua duração mais eficaz o produto será e traz uma inconsciente sensação de segurança e higiene.
Segundo a pesquisa, a fragrância se torna um grande aliado da percepção de higiene e gatilho de sensações positivas frente a roda contrastante de sentimentos, muitas vezes negativos vivenciadas pelo consumidor. “Higiene agora é sinônimo de bem-estar, transformando nossa forma de interpretar e sentir o mundo a nossa volta”, constata Fernando Levy
Sustentabilidade como forma de inovar
Não é novidade para ninguém que o futuro está pautado em boas práticas e em ações e criações cada vez mais sustentáveis. Na pesquisa foi possível detectar a grande preocupação do brasileiro com esse tema. Para os entrevistados pelo Programa, os produtos devem ir além do natural, devem incorporar o respeito a diversidade e ao meio ambiente. Aos olhos do brasileiro, um produto sustentável é biodegradável, é eficiente e com benefícios reais, é gentil na limpeza e no meio ambiente, usa menos água e menos plástico e é feito com ingredientes naturais. "Para nós, a sustentabilidade é algo inerente em todas as criações. Com o uso de matérias primas de fontes renováveis, alto teor de biodegradabilidade, perfil vegano, e a busca de óleo essenciais extraídos de forma ética e responsável, trazemos um olhar sustentável ainda mais amplo em tudo que criamos. Assim, combinamos a paixão pela perfumaria, nossa criatividade e toda a inspiração e pureza em busca de maior naturalidade, algo essencial e que tanto precisamos hoje e no nosso futuro pós-pandemia", diz Ângela Fuchs, Gerente de Avaliação Olfativa e responsável pelas soluções olfativas para o Programa HygieSym no Brasil.
Decodificando a Higiene e traduzindo em soluções
Após todos os insights dos consumidores e experts coletados durante o estudo, na constatação do protagonismo que a fragrância conquistou durante a pandemia e na forma Symrise de aplicar o Design Thinking para o universo sensorial, a empresa, através dos talentosos perfumistas, decodificou o cheiro da higiene e abriu novos caminhos olfativos que expressassem esse novo momento. “A higiene trouxe novas associações sensoriais ao universo olfativo. É frescor que limpa, é cuidado que conforta com nostalgia, é bem-estar aconchegante, é prazer que traz vivacidade. Fragrância é sentimento”, diz Marília Duarte, perfumista envolvida no Programa HygieSym. A especialista foi inspirada pelas associações dos consumidores em relação à higiene, segundo a pesquisa.
Agora já podemos prever um futuro pós-pandêmico cada vez mais próximo, a demanda por produtos mais completos, híbridos que abracem outros benefícios além da performance se tornou realidade. “O que vemos, é uma oportunidade de combinar o lado sensorial da fragrância como forma de entregar maior conexão emocional e de bem-estar, e agregar a sustentabilidade como ponte para inovação. Dentre as propostas, destacamos soluções inovadoras para o mercado brasileiro, decodificando a higiene em frescor & limpeza É a funcionalidade e a sensorialidade entregues em um mesmo produto: responsável, acessível e completo”, diz Olivia Ribeiro, Gerente de Marketing Brasil e co-líder do Projeto.
A continuidade do Programa HygieSym
Apesar dos avanços da vacinação, a pandemia ainda não acabou e por isso a Symrise segue avançando com o programa globalmente, se antecipando às expectativas do consumidor e dos experts de acordo com a pesquisa realizada recentemente. “Estamos otimistas com nossos avanços e as inovações que vêm por aí. Temos a ambição de consolidar a Symrise como o parceiro estratégico em Higiene junto a nossos clientes da indústria de fragrâncias, cuidados pessoais e com a casa para entregar as mais avançadas inovações em fragrâncias, de forma segura e sensorialmente prazerosa para os consumidores, com impacto positivo para o planeta”, finaliza Usha Vijay, VP global de Marketing Consumer Fragrance e Sponsor do Programa HygieSym.
SOBRE A SYMRISE :A Symrise é uma fornecedora global de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos. Seus clientes incluem fabricantes de perfumes, cosméticos, alimentos e bebidas, farmacêuticos, produtores de suplementos nutricionais e alimentos para animais de estimação. Em 2020, vendas de aproximadamente € 3,5 bilhões de Euros fizeram da Symrise a principal fornecedora global do segmento de aromas e fragrâncias.
Com sede em Holzminden, Alemanha, o Grupo é representado por
mais de 100 localidades pelo mundo, com sedes na Europa, África, Oriente Médio,
Ásia, Estados Unidos e América Latina. A Symrise trabalha junto de seus
clientes no desenvolvimento de novas ideias e conceitos prontos para o mercado,
compondo produtos que fazem parte do dia a dia. O sucesso econômico e a
responsabilidade corporativa estão indissociáveis como parte desse processo.
Symrise – sempre inspirando mais...
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