Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Jornalismo Científico // Livros // Prêmio Jabuti 2015


Agência Embrapa de Notícias
27/10/15   Comunicação  Transferência de Tecnologia  Recursos naturais  Biodiversidade

Livro da Embrapa sobre Darwin é finalista do Prêmio Jabuti em 2015


Foto: Claudio Bezerra
Claudio Bezerra -
O livro "O legado de Darwin e a pesquisa agropecuária", editado pela Embrapa e de autoria dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante de Medeiros é um dos finalistas na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática no Prêmio Jabuti 2015. O prêmio é considerado como a mais importante distinção do mercado editorial brasileiro e promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
A obra associa o pensamento evolutivo, cujo expoente máximo foi o naturalista britânico Charles Darwin, às soluções atuais da agricultura brasileira. A publicação foi lançada em 30 de agosto de 2014, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.  
A categoria "Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática" reúne pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos, ou, ainda, textos e recomendações técnicas de divulgação científica ou temas relacionados ao meio ambiente.
Outras dois livros da Embrapa concorrem ao Jabuti 2015 na mesma categoria: "Agricultura Conservacionista no Brasil", de Luiz Fernando Carvalho Leite, Giovana Alcântara Maciel e Ademir Sérgio Ferreira de Araújo e "Agricultura de Precisão: Resultados de um Novo Olhar", de Alberto Carlos de Campos Bernardi, João de Mendonça Naime, Álvaro Vilela de Resende, Luís Henrique Bassoi e Ricardo Yassushi Inamasu.
Em sua 57ª edição, o Prêmio Jabuti recebeu 2.573 inscrições de títulos lançados no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014. A divulgação dos finalistas da primeira fase do prêmio foi realizada no dia 22 de outubro, quando foram apontadas as três melhores obras de cada uma das 29 categorias do Jabuti. A apuração da segunda e última fase acontece no dia 19 de novembro e a cerimônia de entrega do prêmio em 3 de dezembro de 2015, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
"Agora é torcer para levantarmos o troféu mais uma vez!", afirmou a Gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Lúcia Lira Beltrão.
O livro -  Em 2009, comemorou-se os 200 anos de nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação do livro que mudou o olhar da ciência sobre a evolução humana: A origem das espécies. Nunca tal conteúdo manteve-se tão atual. Tanto é que o conhecimento sobre a evolução da vida na Terra encontra-se no âmago das pesquisas em genética, biotecnologia, morfologia, botânica, zoologia, fisiologia e de outros campos do conhecimento, inclusive na agricultura.
É justamente nesse contexto que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou o livro "O legado de Darwin e a pesquisa agropecuária", obra com 339 páginas, dividida em 7 capítulos com a autoria de cientistas do campo da Ecologia e da Genética da Embrapa e da Universidade de Brasília (UnB).
O livro aborda a vida de Darwin, a visão atualizada da teoria da síntese evolutiva, o conhecimento recente sobre a formação e o desaparecimento das espécies, bem como as novas hipóteses sobre a origem da vida na Terra, com referência à atual biodiversidade do planeta.
Além disso, descreve as aplicações do conhecimento evolutivo na agricultura atual, apresentando ao leitor tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para o aumento da produção agrícola, o controle biológico de pragas e a conservação de recursos genéticos.  
"O livro foi pensado para atingir o público leigo interessado no desenvolvimento e no conhecimento da ciência, assim como para atualizar estudantes de segundo grau e de graduação nos temas básicos da evolução", destacam os editores José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante de Medeiros.
Serviço:
O livro "O legado de Darwin e a pesquisa agropecuária" está disponível para venda na Livraria Embrapa, por R$ 29,25 (versão impressa) e R$13,50 (versão E-book). Para adquiri-lo basta acessar a página eletrônica da livraria, no endereço www.embrapa.br/liv, ligar para +55 (61) 3448-4236 ou, ainda, entrar em contato pelo e-mail vendas@embrapa.br/liv.
O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço:
Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica
Avenida W3 Norte (final)
Caixa Postal 040315
Brasília/DF – CEP 70770-901