Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de outubro de 2015


Evento global do Dia da ONU iluminará de azul os principais monumentos do mundo

Mais de 160 marcos históricos em todo o mundo serão iluminados de azul para homenagear o 70º aniversário da Organização, sábado 24 de outubro. No Brasil, participam diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília.
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Ana Elisa Santana/Agência Brasil
Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Ana Elisa Santana via Agência Brasil
Nos dias 23 e 24 de outubro, mais de 160 monumentos, edifícios, museus, pontes e outros marcos emblemáticos em cerca de 50 países por todo o mundo serão iluminados de azul – a cor oficial das Nações Unidas –, como parte de uma campanha global para comemorar o Dia da ONU e o 70º aniversário da Organização.
Marcos globais famosos – indo da Casa da Ópera de Sydney (Austrália) até as Pirâmides de Gizé, no Egito; da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, até o Empire State Building, em Nova York – serão iluminados com a cor da ONU. Outros locais participantes incluem o Museu Hermitage (Rússia), a histórica cidade de Petra (Jordânia), a Torre de Pisa (Itália), o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Westminster (Reino Unido), a Torre de Torre (Japão) e o Palácio de Alhambra (Espanha), entre muitos outros.
No Brasil, 12 lugares em quatro cidades estão confirmados até o momento: o Cristo Redentor e o Maracanã (Rio de Janeiro); o Palácio Itamaraty e a Catedral de Brasília (Distrito Federal); o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Estádio da Fonte Nova (Salvador de Bahia); e o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte das Bandeiras, a Estátua do Borba Gato e o Monumento às Bandeiras (na cidade de São Paulo). O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, participa da ação. Outros parceiros são a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Estado do Rio de Janeiro e outras administrações locais.
Cristo Redentor será iluminado no sábado, dia 24, entre 18h e 19h. A iluminação dos demais locais será realizada no dia 23 e/ou 24 de outubro. Informações detalhadas sobre datas e horários serão enviados posteriormente.
Nos próximos dias, outros locais – inclusive no Brasil – devem ser confirmados. A lista completa de locais confirmados (até o dia 13 de outubro, em atualização permanente) está disponível em http://bit.ly/1VUaqvd; Fotos dos locais confirmados estão disponíveis em http://bit.ly/1VU9Uxa
“Sou grato pelos nossos Estados-membros estarem mostrando tão forte entusiasmo para marcar os 70 anos de apoio da ONU à paz, ao desenvolvimento e aos direitos humanos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Ao transformar o mundo em azul da ONU por um dia, podemos iluminar o caminho para um futuro melhor.”
A celebração global terá início na Nova Zelândia e, em seguida, na Austrália, com a iluminação do da Casa da Ópera de Sydney, ao anoitecer. De lá, uma onda com o azul da ONU vai passar em todos os países e continentes, com monumentos em todo o mundo participando do evento internacional.
A sede das Nações Unidas em Nova York ficará acesa com o azul da Organização por duas noites, a partir de 23 de outubro, quando o concerto anual do Dia da ONU será realizado, e se estenderá até o dia 24 de outubro.
Este evento global será coberto extensivamente nas redes sociais a partir da hashtag #UNBlue, além da hashtag de comemoração dos 70 anos da ONU – #UN70 e #ONU70 – e será compartilhado com milhões de seguidores da ONU no Facebook, Instagram, Twitter, Flickr e outras redes.