Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil

 

O Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil (SPMB), é um evento bienal organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e instituições de pesquisa do Brasil. O XXVI SPMB será sediado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e FIOCRUZ – Farmanguinhos, no período de 26 a 28 de outubro de 2022 na cidade de Santarém, Pará e terá como tema PLANTAS MEDICINAIS: Integrando conhecimento tradicional e científico. Sendo portanto, a primeira vez que este evento ocorrerá no interior da Amazônia.

A UFOPA acaba de completar 12 anos, mas já vem sendo reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas envolvendo plantas medicinais. A escolha do local do evento deve-se principalmente pelo fato de Santarém situar-se em região de floresta amazônica preservada, fonte de riquíssima biodiversidade ainda pouco estudada cientificamente. Além do mais, situa-se entre duas importantes capitais – Manaus-AM e Belém-PA, o que facilita o acesso à cidade.

O cientista atuando em qualquer aspecto da pesquisa com plantas medicinais dá evidências do tratamento de doenças a partir do uso de plantas já utilizadas pela população. É esse conhecimento que serve de ponto de partida para a Ciência em estudos de efeitos biofarmacológicos e caracterização química de espécies de plantas medicinais dos diferentes biomas do Brasil.

Esperamos vocês em Santarém de 26 a 28 de outubro de 2022 em conferências, mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos que ocorrerão ao longo dos três dias de evento. Bem vindos a Amazônia!

Rosa Helena Veras Mourão

Presidente do XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil


Nenhum comentário: