Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

19ª SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil

17 a 21 de outubro na Fiocruz

Fiocruz na SNCT: dezenove anos de história

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anualmente, desde 2004. O evento acontece no mês de outubro em diversas instituições públicas e privadas de todo o país, incluindo universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, entre outras instituições. O objetivo da SNCT é mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para iniciativas científico-tecnológicas por meio de atividades gratuitas e abertas à comunidade.

A Fiocruz participa da Semana Nacional desde a sua criação, sempre buscando essa mobilização junto às comunidades parceiras das diferentes sedes da instituição. “A SNCT existe para isso, para irmos ao encontro da população, para falar de ciência e tecnologia com todos, para todos”, lembra Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

Como programação da SNCT ao longo dos anos, a Fiocruz já contou com atividades das mais diversas, desde exposições a peças de teatro, de feiras de ciência a rodas de conversa. Em 2015, por exemplo, foi realizada a exposição “Vias do Coração” na Fiocruz Brasília em um formato compacto e acessível, inspirada em modelos de museus internacionais, que trazia conteúdo associado a jogos eletrônicos e outras atrações. Em 2017, o Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia – organizou oficinas com professores de Ciências para jovens do ensino médio e técnico sobre a temática “A Matemática está em tudo!”, tema da SNCT naquele ano.

As últimas duas edições da Semana foram marcadas pelas demandas da pandemia de Covid-19. Em razão disso, os eventos foram realizados totalmente on-line. Em 2020, o tema foi “Inteligência Artificial: A nova fronteira da da ciência brasileira”. Já em 2021, a pauta da vez foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Naturalmente, em ambas edições, as discussões sobre Covid-19 e vacinas tiveram um papel de destaque, acompanhando o próprio processo de enfrentamento à pandemia liderado pela Fiocruz.

O tema escolhido para a SNCT 2022 é o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A temática visa refletir sobre a importância da construção de conhecimento para a soberania nacional. Ao mesmo tempo, a Fiocruz estará celebrando os 150 anos do seu patrono, Oswaldo Cruz, comemorando o seu legado para a pesquisa nacional e internacional.

A programação da SNCT na Fiocruz será gratuita e aberta aos públicos interno e externo à instituição. Teremos diversas atividades como feira de ciências, oficinas, bate-papo com cientistas, música, dança, apresentações artísticas, teatro, culinária e muito mais.

 

Nenhum comentário: