Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2022

SP - Eureka 2022: propostas inovadoras para a solução de problemas da sociedade

A 29.ª edição do evento será promovida gratuitamente de 21 a 23 de outubro, das 14 h às 20h30, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia

Após dois anos realizada de forma remota, a Eureka volta a ser presencial no campus do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de 21 a 23 de outubro, das 14 h às 20h30. Em sua 29.ª edição, a exposição é referência na comunidade acadêmica, nos diversos segmentos de mercado e na mídia, porque tradicionalmente apresenta propostas e soluções inovadoras nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Alimentos, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Bem-Estar, Negócios, Gestão de Energia e Mercado Pet, apresentadas por formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design.

Gratuita e aberta ao público em geral, a Eureka é um sucesso, pelo fato de fazer parte do DNA da Mauá. “Para o retorno da edição presencial, a expectativa é grande por parte dos formandos, da comunidade Mauá em geral e dos visitantes.  Serão apresentados 140 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), num evento presencial com muita tecnologia e inovação. A integração entre os alunos, os cursos e as áreas do conhecimento é considerada o ponto alto do evento”, lembra a coordenadora da exposição, professora Alessandra Dutra Coelho.

Confira alguns dos projetos:

Forno elétrico a energia solar - consiste na construção e análise de um forno elétrico resistivo, de baixo consumo, microcontrolado por Arduíno (processo de criação e fabricação de protótipos) e alimentado por energia solar, para atender as comunidades isoladas que não têm acesso à rede de energia elétrica.

Robô garçom (AGV de atendimento) - o Automated Guided Vehicle (AGV) vai transportar alimentos e bebidas da cozinha para as mesas dos clientes. O AGV voltará para a cozinha assim que o cliente retirar o seu pedido do compartimento.

Robô cortador de grama autônomo - desenvolvido para ambientes domésticos com o objetivo de ser compacto, barato e prático para o usuário. A compacticidade provém de seu pequeno porte comparado com os cortadores de grama tradicionais e sua praticidade é resultado de tecnologias de automação aplicadas ao robô, fazendo-o cortar a grama de forma automática sem a necessidade de intervenção do usuário no processo.

Desenvolvimento de prótese polimérica por impressão 3D - o projeto visa ajudar as pessoas com deficiência nos membros inferiores ou algum tipo de dificuldade em se locomover por algum outro motivo. Essa prótese precisará ser feita com materiais bem aceitos pelo organismo humano que não causem nenhum tipo de alergia nem irritação na pele. O usuário não precisará de equipamentos auxiliares, como muletas.

Cadeira de rodas para cães com deficiência locomotora em membros pélvicos - no universo de artefatos destinados aos animais de estimação, observa-se que um grande número de produtos foram adaptados sem levar em consideração os materiais, a ergonomia e a funcionalidade. O projeto de cadeira de rodas para cães com deficiência locomotora em membros pélvicos tem por objetivo proporcionar ao animal maior mobilidade e melhorar a sua qualidade de vida.

Laê – óculos sustentáveis produzidos com ostras - o Laê é tão exclusivo quanto cada concha do mar. O produto é confeccionado em três tamanhos, sem especificidades de gênero, produzido com materiais sustentáveis e com partes personalizáveis, para o usuário combinar como quiser.

Produção de farinha a partir dos subprodutos do café aplicada em panificação com fermentação natural - em razão da sustentabilidade e a enorme quantidade de resíduos gerados pela produção e indústrias do café, o projeto tem como objetivo a obtenção e utilização dos subprodutos da produção do café na forma de farinha no desenvolvimento de biscoitos do tipo cookies com fermentação natural e clean lable (rótulo limpo).

“A cada edição, os trabalhos estão cada vez mais aplicados no desenvolvimento e no bem-estar da sociedade, com propostas de soluções para problemas mais complexos. Vale lembrar que, para os familiares, a Eureka é a comemoração por mais uma etapa vencida e, para o público em geral, a oportunidade de contato com projetos inovadores e criativos”, conclui Alessandra.

EUREKA 2022

Data: 21 a 23 de outubro

Hora:  14h às 20h30

Endereço: Praça Mauá, 1 - Mauá, São Caetano do Sul - SP,

Mais informações: Eureka 2022(maua.br)

Gratuito

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 60 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e recentemente abriu dois cursos: TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.  

Nenhum comentário: