Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Webinar discute a importância da integração entre universidades e empresas no setor de energia

O evento online “Conexão Universidade-Empresa em Energia – como impulsionar?” acontece no âmbito do Energy Big Push 2.0 e apresenta os resultados do eixo 2 do projeto

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove, na próxima quinta-feira (03/11), das 10h30 às 12h, o webinar “Conexão Universidade-Empresa em Energia – como impulsionar?”. O evento acontece no âmbito do projeto Energy Big Push 2.0 e reúne especialistas do setor de energia para apresentar os novos estudos sobre o mapeamento de atores e diagnóstico de referências de boas práticas internacionais na área. O objetivo do evento é apresentar os avanços do projeto no eixo 2, que visa o desenvolvimento de um protótipo para conectar universidades e empresas para promover soluções energéticas sustentáveis no país.

Além de apresentar os estudos do EBP, o intuito do webinar é promover o debate sobre a ferramenta digital de conexão entre universidades e empresas. A moderadora do evento e assessora técnica do CGEE, Daniella Fartes, destaca que incentivar essa discussão com os atores do setor de energia visa levantar insumos para o desenvolvimento do protótipo do eixo 2. “Nosso objetivo é entender quais são as necessidades dos provedores e demandantes das soluções, o que falta para de fato ocorrer a inovação. Esse debate, com a oportunidade dos participantes falarem e a gente ouvir, é importante para incluir as expectativas dos usuários nas próximas etapas do projeto”, afirma Daniella.

Entre os palestrantes, está o líder de projeto no CGEE, Marcelo Poppe; a especialista em políticas de inovação e trajetórias tecnológicas em fontes renováveis de energia, Edilaine Camillo; a diretora de Gestão da Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT/RS) e colaboradora do projeto, Paola Schaeffer; e o professor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá, Luiz Horta Nogueira.

Para participar do webinar, inscreva-se no link que está abaixo. A gravação do evento será disponibilizada posteriormente.

Sobre o Energy Big Push

Em 2018, quando o Brasil participou da iniciativa internacional Mission Innovation (aliança para colaboração no aumento dos investimentos em inovação em energias limpas), representado pelo Itamaraty e a EPE, ficou evidente o desafio de reportar os investimentos do país em pesquisa e desenvolvimento em energia. Na busca por este objetivo, o governo brasileiro encontrou como parceiros o CGEE e a Cepal, no âmbito da sua iniciativa Big Push para a Sustentabilidade. Desta ampla convergência de motivações nasceu, em 2019, o Energy Big Push (EBP).

Em 2020, no âmbito do EBP, o Ministério de Minas e Energia (MME) instruiu a EPE a estruturar uma plataforma em seu sítio eletrônico, de forma a disponibilizar aos mais diversos públicos interessados os resultados até então obtidos e possibilitar a atualização anual dos mesmos. Assim, com o apoio financeiro do Reino Unido e sob coordenação da EPE, execução do CGEE e do Programa de Energia para o Brasil (BEP) do Reino Unido, foi concretizada a plataforma digital Inova-e.

Em 2022 e 2023 espera-se que a plataforma seja expandida com novos dados no âmbito do EBP2.0, com o apoio do Programa Euroclima+, por solicitação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do MME.

Clique aqui para mais informações sobre o EBP.

Serviço

Webinar Conexão Universidade-Empresa em Energia – como impulsionar?

Data: Quinta-feira, 03/11/2022

Horário: De 10h30 às 12h

Inscrições: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_YzBMaI1JRheahns01K7z4g

Nenhum comentário: