Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Cresce a busca por iniciativas sustentáveis no agronegócio brasileiro


Mobil™ contribui para a preservação do meio ambiente no setor, sendo a pioneira a utilizar embalagens feitas de resina reciclada

O agronegócio é responsável por cerca de 30% do PIB do Brasil e representa um setor crucial para o desenvolvimento econômico do país. Em paralelo ao crescimento do segmento, aumentam também as ações para manter a produção de alimentos e garantir a sustentabilidade do solo e meio ambiente. Responsável por fabricar e comercializar os lubrificantes Mobil™ no Brasil, a Moove, empresa global de lubrificantes e óleos básicos, conta com uma nova tecnologia para as bombonas de 20 litros da marca, que passam a ser produzidas com resina reciclada pós-consumo. A iniciativa contribui para a redução de plásticos no meio ambiente e garante a integralidade e qualidade do produto e da embalagem.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o agronegócio fechou o primeiro semestre de 2022 com superávit de US$ 71,2 bilhões, um crescimento de 32,3% frente ao mesmo período do ano anterior. O cuidado com o meio ambiente está cada vez mais difundido no setor. Empresas do mundo inteiro passaram a adquirir produtos de agricultores que se mostrem atentos a práticas que começam a se tornar requisitos nos mercados mais exigentes. Para assegurar a cadeia de fornecimento sustentável, grandes companhias passaram a estabelecer novas diretrizes para a compra de produtos.

Pioneira no uso dessa matéria-prima em embalagens de lubrificantes, a linha de produtos Mobil™ vem em constante evolução para priorizar premissas e compromissos ESG. A nova tecnologia para as bombonas de 20 litros resultou na diminuição de 6% no consumo total de plástico virgem do portfólio. A resina reciclada, conhecida como resina PCR (post-consumer recycled, em inglês), é produzida a partir de resíduos plásticos descartados adequadamente e encaminhados para o processo de reciclagem. A Moove se uniu à Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, e à Raízes, empresa nacional fabricante de frascos, para gerar impactos positivos nos quesitos econômico e sustentável por meio desta inovação.

Marilia Goldschimidt, gerente de Marketing da marca Mobil™ explica que a bombona de 20 litros é agora produzida com 40% de resina PCR. “O movimento que o agronegócio está fazendo demonstra claramente o entendimento que práticas ESG já são requisitos fundamentais. Entendemos que podemos contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva oferecendo soluções como essa”.

A 1ª bombona com material reciclado do mercado nacional contou com o uso de tecnologia multicamadas, intercalando camadas independentes de material virgem e de PCR em um mesmo produto. Para garantir total qualidade, foram realizados criteriosos testes de linha de envase, empilhamento, armazenagem e envio de longa distância. “O setor do agronegócio pode contar agora com embalagens mais sustentáveis, que garantem a alta performance do produto. É mais um passo para o estabelecimento de uma agenda ESG, mantendo a quantidade e qualidade de sempre dos produtos Mobil, atendendo os princípios de sustentabilidade”, afirma Marília.

Sobre a marca de lubrificantes Mobil™ 

Com mais de 150 anos de inovação e qualidade, a tecnologia dos lubrificantes Mobil™ movimenta os mais diversos segmentos do mercado. Seja movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos, caminhões e até foguetes. Mas acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a linha de produtos Mobil™ se renova a cada dia, acompanhando a evolução dos motores e oferecendo alta performance e maior poder de lubrificação. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™. 

Sobre a Moove

A Moove, multinacional brasileira do Grupo Cosan, é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, com presença em 11 países, nas Américas (Brasil, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai) e Europa (Reino Unido, Portugal, França e Espanha). Desenvolve produtos e serviços especializados em lubrificação que são essenciais para movimentar e propiciar maior eficiência em equipamentos industriais e veículos comerciais e de passageiros.


Nenhum comentário: