Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Food Grade: Óleo lubrificante usado é rerrefinado e gera produtos à indústria alimentícia

Os óleos básicos grau alimentício Lwart podem ser usados em formulações de lubrificantes utilizados nos equipamentos e maquinários da indústria de alimentos

O mercado de alimentos industrializados é um importante segmento na economia brasileira; o País é o 2º maior exportador desse tipo de produto no mundo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), esse mercado é responsável por 9,7% do PIB Nacional. Com todo o potencial de crescimento para o setor alimentício, a indústria necessita de soluções sustentáveis para um desenvolvimento controlado. Nesse sentido, a utilização de insumos recicláveis, como os óleos básicos grau alimentício da Lwart Soluções Ambientais, é uma alternativa eficiente na cadeia produtiva e fomenta a economia circular na indústria.

A matéria prima que a Lwart utiliza para obtenção dos óleos básicos grau alimentício (também conhecidos como food grade) é o óleo lubrificante usado e contaminado – OLUC. A empresa 100% brasileira com sede em Lençóis Paulista realiza a coleta do OLUC em mais de 3.300 municípios em todo País.

O OLUC, após ser coletado, é processado na planta da Lwart. De acordo com Kelly Domingues, Pesquisadora do Centro de Tecnologia e Qualidade da Lwart Soluções Ambientais, a tecnologia de processo utilizada pela empresa para o rerrefino é o grande diferencial. “Além de remover os contaminantes presentes no óleo usado, como água, combustível, solventes e aditivos degradados, o óleo passa por uma etapa de remoção de impurezas por meio de reações químicas.  O produto resultante possui alta pureza que possibilita sua utilização em formulações de produtos grau alimentício, que podem ter contato incidental com alimentos”, explica Kelly.

Os óleos básicos grau alimentício da Lwart podem ser utilizados em formulações de lubrificantes utilizados nos equipamentos e maquinários da indústria alimentícia, como por exemplo: Esteiras, rolamentos, correias, fluidos de compressores, costura de latas, moagem de cana de açúcar, entre outros equipamentos.

A organização que gerencia o programa de avaliação de lubrificantes e insumos é a americana National Sanitation Fundation (NSF). Cada componente, incluindo o óleo básico que é utilizado em formulações de lubrificantes de grau alimentício, devem ser aprovados pela NSF. “A organização compara a composição do óleo com uma lista de produtos permitidos para o processamento de alimentos fornecidos pela Food and Drug Administation - FDA, comprovando assim que são livres de componentes tóxicos e aprovados para uso em formulações de lubrificantes grau alimentício. ”, detalha Kelly.

A Lwart Soluções Ambientais é referência mundial em rerrefino de óleo lubrificante usado e a primeira rerrefinadora da América Latina a produzir óleos básicos de alto desempenho, matéria prima principal na produção do óleo lubrificante. A tecnologia empregada no rerrefino do OLUC pela Lwart, consegue reaproveitar praticamente 100% do resíduo que entra no processo industrial. Um processo ecoeficiente no qual nada se perde, todos os produtos gerados são aproveitados de alguma forma.

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é uma das maiores do mundo no segmento de rerrefino de óleo lubrificante usado. É também a primeira rerrefinadora da América Latina a produzir óleo básico de alta performance, do Grupo II. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, a Lwart amplia sua atuação e passa a coletar, destinar e transformar, dentro das melhores práticas da economia circular, resíduos pós-consumo do setor automotivo. A Lwart Soluções Ambientais tem uma das plantas mais modernas do mundo para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado. Com sede em Lençóis Paulista (SP), conta com 17 centros de coletas espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos. Seu processo é rastreável e sua atuação segue as mais estritas normas de compliance. Mais informações em www.lwart.com.br.


Nenhum comentário: