A iniciativa Forest Positive apoiará o plantio de 48 mil árvores nativas em conjunto com comunidades locais e povos indígenas
A HP Inc. (NYSE: HPQ) anuncia uma nova iniciativa com a Conservação Internacional para a restauração de áreas degradadas da Floresta Amazônica, ao lado de povos indígenas e comunidades locais. Os esforços da HP e da Conservação Internacional serão realizados no final de 2021 e em 2022 no Brasil, Colômbia, Equador e Peru. A colaboração está alinhada com o programa Forest Positive da HP, com foco em retribuir às florestas mais do que se retira delas. O objetivo é que cada página impressa com a HP seja adquirida com responsabilidade e contribua para a restauração e proteção.
De acordo com os termos da iniciativa, a HP apoiará o plantio de 48 mil árvores nativas em colaboração com comunidades locais e povos indígenas diretamente afetados pelo desmatamento e pela degradação florestal. Mais de 60 famílias participarão de todas as etapas do processo de restauração. O esforço conjunto apoiará especificamente as comunidades indígenas Siona e Awajun na Colômbia e no Peru, bem como as comunidades locais no Brasil e no Equador.
"Os esforços da HP na Floresta Amazônica representam o início da nossa ampla colaboração com organizações não governamentais comprometidas com a proteção dos recursos naturais, com a prevenção da perda de biodiversidade e com o combate às mudanças climáticas", diz Marcos Razón, Diretor Geral da HP Inc. América Latina. "O projeto é mais um passo para ajudar a HP a se tornar a empresa de tecnologia mais sustentável e justa do mundo. Por meio do nosso programa Forest Positive, nosso objetivo é ajudar a construir um futuro sustentável tanto para a natureza, como para as pessoas”.
Floresta Amazônica e Contexto do Projeto[i]
A Floresta Amazônica desempenha um papel fundamental para ajudar a mitigar as mudanças climáticas. Ela contém 20% da água doce mundial, é o lar de mais de 10% de toda a biodiversidade terrestre, e portanto, crucial para o bem-estar de toda a vida na Terra1.
No total, ela abrange nove países e apoia a vida e o sustento de mais de 30 milhões de pessoas, incluindo mais de 350 grupos indígenas.
No entanto, apesar de sua importância global, a Floresta Amazônica está ameaçada. As taxas de desmatamento têm aumentado desde 2016, sendo a agricultura não sustentável, a pecuária, a extração madeireira, a mineração e a construção de estradas as principais causas. Medidas críticas, como a restauração de paisagens, são urgentemente necessárias.
Conforme o desmatamento acontece juntamente com incêndios que aumentam a cada ano em toda a região, a Floresta Amazônica pode atingir um ponto de inflexão perigoso que transformaria esta valiosa floresta em uma savana, caso o desmatamento atinja 20-25%.
"Devemos proteger esta floresta tropical única e restaurar suas áreas críticas, a fim de reduzir os impactos das mudanças climáticas e apoiar as vidas e meios de subsistência de mais de 30 milhões de pessoas que vivem na bacia amazônica antes que seja tarde demais", diz Rachel Biderman, Vice-Presidente Sênior da Divisão de Campo das Américas da Conservação Internacional. "Este projeto é um exemplo do tipo de ação crítica que é necessária nesse momento".
Proteção e restauração florestal
A HP também tem projetos baseados na natureza com parceiros globais, como World Wildlife Fund (WWF), Arbor Day Foundation, além de sua própria iniciativa, Sustainable Forests Collaborative. Em 2020, a empresa atingiu a marca de desmatamento zero para 99% dos papeis da marca HP e embalagens de produtos de papel, com o 1% restante avaliado para garantir que o uso de fibra relatado esteja em conformidade com a política de papel e madeira sustentável da HP[ii].
Agora, para além do próprio fornecimento responsável de papéis da marca HP, a empresa expandirá o investimento em iniciativas de restauração florestal, proteção e gerenciamento aprimorado, representando o uso de todo o restante de papéis e madeiras utilizados em produtos de impressão, serviços de impressão e embalagens da marca até 2030, por meio do programa Forest Positive. A empresa manterá o desmatamento zero³ para todo papel e madeira utilizados nos produtos, serviços de impressão e serviços de embalagens da HP[iii] até 2030, e indo além de sua própria pegada, a companhia irá combater o desmatamento de papel utilizado em produtos e serviços de impressão, mas que não seja de propriedade da HP, até 2030.
Sobre a Conservação Internacional
A Conservação Internacional usa ciência, política e parcerias para proteger a natureza da qual as pessoas dependem para obter alimentos, água doce e meios de subsistência. Fundada em 1990 no Brasil, a Conservação Internacional trabalha em mais de 30 países em seis continentes para garantir um planeta saudável e próspero, que sustenta a todos. Saiba mais em www.conservacao.org.br
[i]Referências: https://www.conservation.org/places/amazonia e https://www.conservation.org/stories/amazonia-8-facts-you-need-to-know
[ii] Em 2020, 99% do papel da marca HP e embalagens de produtos à base de papel foram derivados de fontes certificadas ou recicladas. A embalagem é definida como a caixa que acompanha o produto e todos os materiais à base de papel dentro dela.
[iii] O papel não inclui substratos à base de fibra para
impressoras industriais HP que não estão listados nos catálogos HP Media
Solutions Locator. A embalagem HP é a caixa que acompanha o produto e todos os
materiais à base de papel dentro dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário