Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Anglo American lança livro sobre a biodiversidade da Serra do Espinhaço

Crédito das fotos: Washington Alves Ribeiro

Em textos e fotos, a publicação apresenta a rica biodiversidade do Espinhaço Meridional, seus biomas e espécies da flora e da fauna protegidas pela empresa

 Um gigante brasileiro de 1.200 quilômetros e 2,5 bilhões de anos de idade. Essa é a Serra do Espinhaço - uma cadeia de montanhas e vales que une Xique-Xique, no sertão da Bahia, ao município mineiro de Ouro Branco, no Quadrilátero Ferrífero - e que agora pode ser melhor conhecida e estudada em detalhes no livro Biodiversidade no Espinhaço Meridional - Biomas e Áreas Protegidas. A publicação, lançada no dia 20/09/2021,  em Belo Horizonte, é uma realização da mineradora Anglo American, com produção executiva da NITRO Histórias Visuais e produção técnica da Agroflor Engenharia e Meio Ambiente.

Com essa obra, a Anglo American celebra a preservação de 15.000 hectares de Mata Atlântica, além da imensa recuperação de áreas ocorrida após a chegada da empresa na região. Essas áreas protegem uma biodiversidade única, relacionada à transição entre Mata Atlântica e Cerrado, incluindo a proteção de mais de 30 espécies de flora e dez espécies de fauna ameaçadas. O total de áreas protegidas pela companhia equivale a mais de seis vezes a área do empreendimento minerário em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, na porção Central de Minas Gerais. Essa proteção ambiental reafirma o compromisso da empresa com o impacto líquido positivo sobre a biodiversidade.

O livro reúne textos e fotos que apresentam a rica biodiversidade do Espinhaço Meridional, começando por informações gerais desse patrimônio natural, passando por seus biomas, até chegar às áreas protegidas pela Anglo American na Serra do Espinhaço, região onde a empresa opera seu empreendimento Minas-Rio, assim como aborda as principais espécies da flora e da fauna protegidas na região. "A exuberância e a complexidade da natureza no Espinhaço Meridional, seus microclimas e sua diversidade de solo, altitude, vegetação e disponibilidade de água permitem endemismos e biodiversidade surpreendentes. Por isso, a produção desse livro foi um grande e complexo desafio", observa o diretor Técnico de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, Aldo Souza.

Para vencer tais desafios, além de pesquisadores renomados, a Anglo American contou com a participação da comunidade local inserida nesse universo. Moradores de Conceição do Mato Dentro, um dos municípios que abrigam o Minas-Rio, que adotam práticas essenciais para a preservação da biodiversidade local, contaram suas experiências. "Falar de sustentabilidade é também falar de desenvolvimento humano. Moradores locais são atores fundamentais para o sucesso da gestão de áreas de preservação ambiental e contribuíram muito para a realização desse trabalho", explica Ivan Simões, diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American. Para Aldo Souza, os resultados tornaram o Minas-Rio um enorme laboratório de boas práticas que vão enriquecer a história da Anglo American no Espinhaço e contribuir para a melhoria dos empreendimentos futuros, para história regional e para sua vocação socioeconômica e ambiental.

De acordo com o presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn, o trabalho desenvolvido demonstra o compromisso com as responsabilidades da empresa na região. "Este livro é o registro do grande respeito, cuidado e interesse da Anglo American pelas pessoas, pelas paisagens e pelas histórias encontradas na Serra do Espinhaço. E de como as próximas gerações vão se beneficiar desse trabalho dedicado", afirma.

Participaram do evento de lançamento do livro e das discussões sobre o tema, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo; o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando; o superintendente do Ibama de Minas Gerais, Ênio Brandão; o deputado Estadual Noraldino Júnior; e o secretário Executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Representando a empresa, participaram o presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn; o diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American, Ivan Simões; o diretor Técnico de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American, Aldo Souza; e a gerente de Governança e Compliance da Anglo American, Neuma Moreira.

O evento contou ainda com a participação virtual do Dr. Geraldo Wilson, professor de pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Animais Silvestres (UFMG), Genética (UFMG), Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (UNIMONTES) e Recuperação de Áreas Degradadas (UFV), no Brasil. No exterior, atua como professor em instituições do México, como Inecol, Unam e Universidad de Sevilla. O professor Wilson é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui mestrado em Ecologia e doutorado em Ecologia Evolutiva pela Northern Arizona University, assim como pós-doutorado pela Stanford University.

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes - de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Nenhum comentário: