Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Projeto "Tudo em Dia" analisa desafios, acesso e tratamento do diabetes para pacientes do SUS no Brasil



Desenvolvido pelo Instituto Tellus, com o apoio da Novo Nordisk, ação pretende contribuir para a melhoria da jornada dos pacientes e da distribuição de medicamentos na atenção primária e secundária

São Paulo, 3 de novembro de 2021 - Quais os principais desafios no tratamento e cuidado de pessoas com diabetes que utilizam o Sistema Público de Saúde (SUS)? Para responder esta pergunta, o Instituto Tellus, com o apoio da Novo Nordisk, criou o projeto "Tudo em Dia - Enfrentando os Desafios do Diabetes".

A primeira fase do estudo, realizada entre novembro de 2020 e julho de 2021, foi marcada por pesquisa realizada nos municípios de Aracaju (SE), Distrito Federal (DF), Itanhaém (SP) e Pelotas (RS). Em cada um deles, foram observados os principais desafios no tratamento público do diabetes, contemplando acesso e jornada dos pacientes; a jornada dos medicamentos; atenção primária e secundária; capacitações; programas e serviços; e registros e monitoramento de dados.

"Estamos diante de uma verdadeira epidemia mundial de diabetes, no qual o Brasil está em evidência, sendo o 5º país com maior prevalência da doença, atingindo 16.8 milhões de diagnósticos. Com o apoio do Novo Nordisk, conseguimos realizar este mapeamento, mostrando os principais desafios, oportunidades e boas práticas no enfrentamento da doença, além de apresentar formas de prevenir e estimular o sistema de saúde para que se atentem às necessidades dos usuários", explica Germano Guimarães, Cofundador e Diretor Presidente do Instituto Tellus.

Nesse sentido, foi possível identificar oportunidades relacionadas à comunicação, cuidado, políticas públicas e parceria, como, por exemplo, a elaboração de materiais lúdicos e de fácil entendimento com orientações acessíveis sobre alimentação saudável e atividades físicas; mutirão para rastreamento de pessoas com diabetes ou pré-diabetes não diagnosticadas ou não conhecidas da área de abrangência da UBS; descentralização da distribuição de insulina e insumos para o acesso da população em situações de vulnerabilidade; e incentivo a parcerias com universidades para apoio de estudantes de educação física e nutrição para ações de prevenção ao diabetes.

Jornada do Medicamento

Um resultado prático do estudo foi a análise do trajeto e da forma que os medicamentos chegam até os pacientes com diabetes em cada cidade. Após ouvir especialistas, farmacêuticos, servidores públicos e usuários, e mapear cada etapa e seus principais obstáculos, foram propostos ajustes da rota visando impactar diretamente o acesso dos usuários a essas medicações.

"Nesse contexto, observamos que estados e municípios têm capacidade limitada de armazenamento de medicamentos, especialmente de insulina, que requer refrigeração e cuidados especiais. Nem todas as unidades de saúde contam com sistemas digitalizados para controle de estoque e dispensação de medicamentos, muitas realizam o controle manualmente, e algumas UBSs sofrem com a alta rotatividade de médicos e, dessa forma, perdem o histórico de saúde dos usuários" analisa Isabela Túbero, Gerente de Criação e Implementação de Projetos, do Instituto Tellus.

Por meio de uma Oficina de Cocriação, representantes de alguns dos municípios visitados e da rede da Novo Nordisk e do Instituto Tellus realizaram o desenho das soluções. Ao todo, foram identificadas 45 oportunidades de atuação do projeto que, após processo de priorização e clusterização, resultaram em 12 soluções.

Todos os dados captados nas cidades comporão, junto com os demais questionários online, o mapeamento sobre os gaps no tratamento do diabetes no SUS, a ser divulgado a partir de outubro de 2022.

"Para a Novo Nordisk, esse estudo é fundamental, pois dá visibilidade às necessidades específicas de cada região. Nesse sentido, o apoio ao projeto possibilita ampliar o acesso à orientação, cuidados e informações disponíveis aos pacientes com diabetes que dependem do SUS ", finaliza, Simone W. Tcherniakovsky, Diretora de Assuntos Corporativos da Novo Nordisk Brasil.

Sobre o diabetes

O diabetes é uma condição crônica que se caracteriza pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia ao organismo. O diabetes o tipo 2 é o mais comum, quando há resistência à ação da insulina produzida pelo pâncreas. O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos de vida inadequados. Embora em grande parte das pessoas seja considerada uma doença silenciosa e não apresente sinais na maior parte do tempo, alguns sintomas podem surgir, que incluem fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, formigamento nos pés e mãos, visão embaçada e demora na cicatrização de feridas no corpo. Já o diabetes tipo 1, geralmente diagnosticado na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos, ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, o que exige um tratamento com uso diário de insulina. Seus sintomas podem incluir fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, fraqueza, perda de peso, fadiga, náuseas e vômito. O diabetes pode desencadear complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Independentemente do tipo, o atendimento médico regular é fundamental para o adequado controle e para prevenção de qualquer complicação relacionada ao diabetes.

Sobre o Instituto Tellus

O Instituto Tellus é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2010, com o propósito de contribuir para a formação de um ecossistema de inovação em serviços públicos no Brasil. A organização acredita na capacidade que o Estado tem de gerar impacto social em escala. A missão do Tellus é atuar com o design e implementação de serviços públicos que melhorem a vida do cidadão, bem como contribuir para uma cultura de inovação no setor público. Em 10 anos de atuação, já foram impactados mais de 3.8 milhões de cidadãos e foram capacitados mais de 4 mil gestores públicos. A organização conduziu cursos para gestores e servidores nas esferas federal, estadual e municipal, além de ter realizado 180 projetos em 27 estados e 165 cidades por todo o Brasil nas áreas da saúde, educação, turismo, desenvolvimento social, juventude, cultura, empreendedorismo, mobilidade urbana, gestão, segurança, lazer com premiações da Organização das Nações Unidas, Brazil Design Award, Ministério da Saúde. O público-alvo dos projetos são todos os usuários de serviços públicos de todos os estados do Brasil, da primeira infância à + 60, sobretudo de grupos em alta vulnerabilidade social. Para saber mais, visite o site do Tellus, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Sobre a Novo Nordisk

Empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e distúrbios hematológicos e endócrinos raros. Isso é possível porque a Novo Nordisk é pioneira em descobertas científicas disruptivas e trabalha para a ampliação do acesso aos seus medicamentos e na prevenção e cura de doenças. Fundada em 1923 e com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk emprega cerca de 45.800 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170. No Brasil há 30 anos, a empresa emprega mais de 1.400 funcionários e conta com sede administrativa em São Paulo (SP), centro de distribuição no Paraná e uma unidade operacional em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulina da América Latina. Para mais informações, visite o site da NovoNordisk, Instagram , Facebook , Twitter , LinkedIn , YouTube .

Nenhum comentário: