Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

COP26 - Programa de Energia Fotovoltaica do Sistema Ocemg é apresentado na COP26

 

Gerente-geral do Sistema OCB - Fabíola Nader Motta, Ministro do Meio Ambiente - Joaquim Leite e Luiz Felipe Aranha - Fundador do Made in Amazonia

Iniciativa, que incentiva a implantação de usinas de energia fotovoltaica pelas cooperativas mineiras integra apresentação sobre as ações do setor cooperativista em prol da sustentabilidade

Um projeto MinasCoop Energia, do Sistema Ocemg foi apresentado nesta sexta, 12 de novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). Neste último dia do evento, a gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, apresentou cases do cooperativismo brasileiro com foco em sustentabilidade durante um painel realizado juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo (MinasCoop Energia) foi pauta da explanação.

Em sua fala na conferência, Fabíola reforçou o que o compromisso do setor com a sustentabilidade está no DNA do movimento cooperativista. “O cooperativismo é sustentável na prática. As cooperativas já nascem com foco em resolver problemas ou questões da sociedade, da população”, frisou. Ela afirmou ainda que o segmento pode ser um protagonista para o atingimento das metas de diminuição da emissão de gases e o desmatamento ilegal, propostas do Brasil para os próximos anos.

Realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021, na cidade de Glasgow, na Escócia, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 é a 26.ª conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Sobre o MinasCoop Energia

O MinasCoop Energia é uma iniciativa, do Sistema Ocemg que consiste no incentivo às cooperativas na construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde em todo o Estado.

A entidade lançou, no final de outubro desse ano, duas das suas três usinas fotovoltaicas, instaladas em Cristália e Botumirim, no Norte de Minas. As estações gerarão energia para a sede e o Centro de Treinamento do Sistema Ocemg e parte dela será doada para suprir a necessidade energética da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

Para alcançar a totalidade da doação de energia da instituição filantrópica de saúde, a organização conta com a parceria da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) e do Sicoob Credicom, que também estão construindo suas usinas para autogeração e para doação para o hospital. Estudos preliminares demonstraram que o gasto mensal da Santa Casa de BH com as contas de energia gira em torno de R$ 100 mil, o que significará, ao final de 12 meses, uma economia de mais de R$ 1 milhão, que poderão ser investidos em melhorias para o atendimento do público.

O MinasCoop Energia é um projeto que tem como base três pilares: econômico, visando a redução de custos e a economia de recursos; ambiental, focado na geração de energia limpa; e social, voltado para suprir a necessidade energética de entidades filantrópicas de Minas Gerais.

Até o momento, 30 cooperativas já integram o programa, que está aberto e disponível para a adesão das cerca de 800 cooperativas mineiras. “O MinasCoop já nasce com uma grande força, por ser pautado por princípios e valores do cooperativismo de atenção ao meio ambiente e ao desenvolvimento social e local. Nosso sonho é que ele tome realmente o Brasil e o mundo, sendo apresentado e praticado em todos os cantos do globo, pois temos plena convicção que ele é parte da mudança necessária para alcançarmos as metas de sustentabilidade propostas pela ONU e pela Conferência”, ressaltou, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. A organização é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e realizadora de diversos projetos de responsabilidade socioambiental, como o Dia de Cooperar (Dia C), maior movimento de voluntariado cooperativista do país, que se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

Nenhum comentário: