Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

3 dicas indispensáveis para se tornar mais sustentável em 2022

Carro é um dos maiores inimigos do meio ambiente. Mas existe maneira de promover mobilidade sem carro? Especialista ressalta o que uma empresa pode fazer para mitigar os efeitos desse vai e vem de substâncias químicas

Daniel Schnaider*

A Organização das Nações Unidas aponta os culpados: fumaça, partículas totais em suspensão (PTS), partículas inaláveis (MP10), partículas inaláveis finas (MP2,5), dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O3).

Em São Paulo, por exemplo, a maior megalópole do Brasil, segundo o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, de 2021, os carros são responsáveis por 72,6% da emissão dos gases do efeito estufa, sendo que só transportam 30% da população.

E como as empresas, que representam no último balanço (2020) mais de 5,5 milhões de carros nas ruas brasileiras, segundo dados do Sindipeças, podem ajudar nessa jornada ambiental?

O planeta Terra está em nossas mãos e são três dicas imprescindíveis para que as instituições transformem a maneira como colocam seus carros nas ruas.

1. Use a IoT

Com a tecnologia, em partes, desenvolvida para que haja a redução de combustível, a IoT traz soluções capazes de economizar cerca de 26% de combustível por mês, em uma frota de 8 mil veículos. A redução de poluentes segue o mesmo número. Pois, prevê manutenções e rotas otimizadas, que contribuem com a queima do combustível.

2. Como estou dirigindo

Passar um treinamento aos funcionários é realmente uma das coisas mais importantes, pois acredite ou não, a forma que dirigimos também implica no gasto de combustível. Quais são as práticas? Respeite a troca de marcha, pois o giro do motor tem que ser compatível com a marcha escolhida. Não aqueça o motor de injeção eletrônica, não acelere com o carro desengrenado, evite carregar muito peso – foque em sua compatibilidade, desacelere e acelere o veículo gradualmente, mantenha uma velocidade constante, verifique os pneus e mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia.                    

3. Incentive os funcionários a reduzir percursos de carro

Faça campanhas de uso consciente dos carros, para que inclusive os funcionários sejam instigados a mudar o comportamento fora da empresa também. Ainda, com a IoT é possível rastrear a quantidade de combustível gasto por quilometro. Premie quem manter as práticas que reduzam os gastos.

*Daniel Schnaider: CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. Especialista em logística, tecnologias disruptivas, economista e autor da obra "Pense com calma, aja rápido". 


Nenhum comentário: