Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2016

Saúde Pública // PaulOOctavio abre campanha de combate ao Aedes aegypti

PaulOOctavio abre campanha 
de combate ao Aedes aegypti

Operários aprendem a como evitar transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika 

A PaulOOctavio Investimentos Imobiliários iniciou ontem (8 de março) a campanha educativa Todos contra o Mosquito, em seus canteiros de obras, visando capacitar e conscientizar os operários no combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Antes do início da jornada de trabalho e logo após o café da manhã servido aos operários que trabalham no Residencial Francisco Brennand, na 115 Norte, representantes do serviço médico da PaulOOctavio e membros da Divisão de Vigilância Ambiental (Dival) do GDF deram palestras, apresentaram vídeos educativos e responderam às perguntas dos 120 funcionários e terceirizados presnetes. Também foi distribuído material informativo aos trabalhadores.  

Segundo o coordenador médico das Organizações PaulOOctavio, Antônio Santana, o combate ao mosquito também ajuda a reduzir o absenteísmo no trabalho. Somente em Brasília, por dia, são 200 afastamentos ocasionados apenas pela Dengue. “Todos nós sabemos como combater o Aedes aegypti, mas é preciso fazer o dever de casa e também manter o ambiente livre do perigo no trabalho”, destacou.

O canteiro do Residencial Francisco Brennand é um considerado modelo construtivo e também de prevenção na PaulOOctavio. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Hamilton Conde, não há casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti entre os funcionários daquela obra. “Mesmo antes da campanha Todos contra o Mosquito já trabalhávamos em favor da conscientização, pois sabemos que o treinamento dos nossos empregados é fundamental para um ambiente profissional de qualidade”, acrescentou, antes do início das atividades.

Uma das instrutoras do dia, a agente Viviane Gonçalves, da Vigilância Ambiental da Asa Norte, trouxe exemplares do Aedes aegypti e larvas e deu dicas importantes aos operários, como o horário em que o mosquito ataca e a necessidade de eliminar toda a água parada, já que os ovos são postos em ambiente seco e podem durar até um ano. Pela PaulOOctavio, além de Antônio Santana, as instruções forma ministradas pela enfermeira Rita Rejane, que mostrou vídeos de músicas e de cordel para ilustrar a apresentação.

O empresário Paulo Octavio avalia que o trabalho de prevenção dá mais educação e segurança aos empregados e famílias. “Fomos pioneiros na alfabetização nos canteiros de obras e na digitalização dos operários. Agora, pretendemos que todos os nossos funcionários e terceirizados sejam agentes da conscientização e do combate a essas doenças que vêm ameaçando as famílias brasileiras”, acrescentou.

A campanha educativa Todos contra o Mosquito é uma iniciativa da PaulOOctavio, em parceria com a Divisão de Vigilância Ambiental (Dival) do GDF, Vigilância Sanitária, Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) e ocorrerá em todos os canteiros da empresa. Hoje, às 11h30, a campanha chega à Central de Produção e Pesquisa (CPP), no SAAN.