Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2016

ONU // Seminário no Dia Internacional da Mulher // Ministro do Trabalho participa de homenagem às mulheres migrantes //

OIT: Ministro do Trabalho participa de homenagem às mulheres migrantes em seminário no Dia Internacional da Mulher

Seminário sobre a proteção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras migrantes na América Latina e no Caribe reunirá autoridades e especialistas em Brasília, de 8 a 10 de março. Imprensa está convidada a acompanhar a abertura do seminário, que acontecerá no dia 8 de março, às 16h, na sede da OPAS/OMS em Brasília.
Brasília, 07 de março de 2016
Uma homenagem às mais de 111 milhões de mulheres migrantes no mundo – que representam 48% do contingente global de migrantes – irá marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, durante a abertura do Seminário Regional de Cooperação Sul-Sul sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Migrantes na América Latina e no Caribe.
Estarão presentes o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e membro da Comissão de Peritos em Aplicação de Normas Internacionais da OIT, Lélio Bentes Corrêa; o secretário Especial do Trabalho, José Lopes Feijó; o secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida; o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos; e o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen, entre demais autoridades.
A imprensa está convidada a acompanhar a abertura do seminário, que acontecerá no dia 8 de março, às 16h, na sede da OPAS/OMS em Brasília.
Segundo estimativas da OIT, existem mais de 150 milhões de trabalhadores migrantes no mundo, dos quais quase 67 milhões são mulheres. O continente americano concentra cerca de 28% do total de trabalhadores migrantes do mundo. Além disso, quase 53% dos migrantes em idade ativa (entre 20 e 64 anos) identificados no continente americano são mulheres.
O objetivo do seminário é promover a troca de informações e experiências sobre migração laboral entre os países da América Latina e do Caribe. Promovido pela OIT e pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, o evento reunirá cerca de 120 participantes, entre especialistas internacionais e delegações tripartites formadas por membros de governos e de organizações de empregadores e trabalhadores, representando Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile e Trinidad e Tobago.
Durante os três dias de seminário, os participantes trocarão informações sobre tendências atuais de migração laboral na América Latina e no Caribe, além de discutir a coleta e a análise de estatísticas de migração e identificar desafios e boas práticas de migração laboral e proteção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras migrantes.

Serviço:

Abertura do Seminário Regional de Cooperação Sul-Sul sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Migrantes na América Latina e no Caribe

Quando: 8 de março, das 16h às 17h
Onde: sede da OPAS/OMS, Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 – Brasília, DF
Contato para a imprensa: Ana Paula Canestrelli – canestrelli@ilo.org – (61) 2106-4625