Agora chega de tantos impostos
Edgar Segato Neto*
Segundo pesquisa elaborada pela Febrac, só em 2011, o setor de limpeza e conservação arrecadou cerca de R$ 10 bilhões com impostos federais e municipais, ou seja, 30% do seu faturamento bruto. A carga tributária no país tem servido de agente inibidor do crescimento de empresas, expansão dos negócios, contratação de pessoal e também de investimentos. A Febrac tem sensibilizado constantemente as instâncias governamentais para a alta carga tributária paga pelos empresários do setor de Asseio e Conservação.
Mais alguns dados: por dia, em média, são editadas 35 normas e cada empresa lida com aproximadamente 3.500 normas referentes às questões tributárias; são gastos cerca de 45 bilhões de reais ao ano para a manutenção de pessoal, sistemas e equipamentos no acompanhamento das alterações legislativas (dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).
A campanha “Agora chega de carga tributária - #NãoàCPMF”, da OAB Nacional, é fundamental no combate à crise pela qual passam os setores econômicos brasileiros. A Febrac aderiu prontamente e estamos mobilizando nossos sindicatos filiados em todo o Brasil para que eles divulguem em suas regiões e estimulem a adesão popular. O fato de mais de 100 entidades terem aderido à campanha só demonstra o quanto estamos cansados de pagar esta quantia absurda de impostos. Muitas entidades de Saúde também estão apoiando a campanha. Ou seja, até o setor que seria beneficiado com a CPMF está avisando que é contra o imposto.
É fundamental que tenhamos um sistema mais simples, com redução do número de tributos e ampliação da base contributiva, que reduza o peso excessivo da carga tributária e da burocracia nela embutida. É preciso também desonerar a folha de salários de modo a aumentar a competitividade e a eficiência econômica.
No meio de toda essa inquietação, fica o questionamento: quando conseguiremos executar as reformas estruturais no país, dentre elas, a tributária?
Quando chegará o agora como resposta para esta pergunta?
*Edgar Segato Neto é presidente da Febrac - Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação
Sobre a Febrac - A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) é uma entidade criada para representar os interesses do dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Com sede em Brasília, a Federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.