Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de maio de 2012

88. Missionária Maria Aparecida Martins / Prelazia do Marajó / Rádio Santana AM 870



O Blog Companhia das Entrevistas vai conversar com Maria Aparecida Martins, Missionária, o assunto: evangelização na Prelazia do Marajó. Acompanhe:

Blog: Como podemos definir Prelazia do Marajó?

Maria Aparecida Martins: De acordo com o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, “a prelazia territorial ou a abadia territorial é uma determinada porção do povo de Deus, territorialmente delimitada, cujo cuidado, por circunstâncias especiais, é confiado a um Prelado ou Abade, que a governa como seu próprio pastor, à semelhança do Bispo diocesano.” (Cân. 370). A Prelazia do Marajó é uma “Quase Diocese” para que assim seja, precisa se tornar autônoma, em numero de sacerdotes e também em sustentação.

Blog: Na sua opinião, qual a importância de evangelizar?

Maria Aparecida Martins: Evangelizar é a missão da Igreja e de seus organismos, nós, como discípulos de Jesus, somos enviados a todos os lugares a pregar o evangelho a todas as criaturas. Todos os demais serviços prestados pela Igreja, mesmo que muito importantes, são secundários, o objetivo maior é apresentar Cristo ao mundo para que todos sejam salvos.

Blog: Como vocês realizam a evangelização?

Maria Aparecida Martins: A Rádio Santana AM 870, nasceu para levar a Palavra de Deus, a doutrina da Igreja, a formação e a informação a todos quantos pudermos alcançar. Chegar onde nossos pés não podem chegar, em comunidades mais distantes na difícil geografia marajoara. Através de uma diversidade de programas como a transmissão da Santa Missa, Novenas, Orações, Programas informativos, Programas de Formação doutrinal, Programas musicais. Essa é nossa forma de evangelizar o povo marajoara.

Blog: Para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que queiram conhecer o trabalho na ação evangelizadora que vocês realizam, como proceder?

Maria Aparecida Martins: Através do site www.missaomarajo.org.br, poderão ver que a Rádio Santana é parte de um projeto bem mais amplo que  RCC Brasil realiza no Marajó. Temos duas casas de missão, uma em Breves outra em Afuá que realizam trabalhos sociais e religiosos e a Rádio Santana é uma parceria com a Paróquia de Sant’Ana de Breves e a Prelazia do Marajó para levar a comunicação a todos os marajoaras. Outra forma de nos conhecer é visitando nossos campos de missão, para isso podem fazer contato conosco através do E-mail missaomarajo@gmail.com e nós daremos todas as informações de como proceder.
 
Blog: Podemos afirmar que a atuação da Rádio Santana envolve a comunidade do Norte do Brasil?

Maria Aparecida Martins: Estamos caminhando para a expansão, queremos atuar com 10 KW de potência e quando isso ocorrer alcançará todo o arquipélago do Marajó com seus 16 municípios, boa parte do Estado do Pará e Amapá com sinal limpo. De momento nosso alcance ainda é limitado, mas com certeza, alcançamos um grande público que antes não tinha acesso cotidianamente à Pala vra de Deus. Portanto, podemos sim afirmar que envolvemos a parte do Povo de Deus que Ele nos confiou no momento, mas o próprio Deus tem uma promessa para nós que a porção desse povo ainda será muito maior.

Blog: Na sua opinião, qual a importância da Renovação Carismática Católica?

Maria Aparecida Martins: A Renovação Carismática Católica ajudou a resgatar em nosso meio o culto à pessoa do Espírito Santo que, com o pai e o Filho, é Deus. Resgatou a prática dos dons e carismas em nosso meio católico, prática comum nos tempos apostólicos que por alguns motivos ficaram esquecidas. A Renovação Carismática Católica nasce no período do Concílio Vaticano II que nos chama, através de seus documentos a restaurar as formas de culto, da leitura da Palavra de Deus, da participação mais ativa do leigo na Igreja. Portanto, não me admira que esse tenha sido o momento que o Espírito Santo escolheu para soprar esse novo vigor sobre a Igreja de Cristo.
  
Blog: Em relação a levar a Palavra de Deus, nas ondas da rádio, qual a sensação desta responsabilidade?

Maria Aparecida Martins: Indescritível. O carinho que recebemos de um povo, o reconhecimento que recebemos do povo mais simples, esse é o maior sinal de que estamos no caminho certo. A TV, especialmente na Amazônia, não consegue chegar com transmissão local em comunidades mais isoladas, nessas somente através de parabólicas, portanto com uma programação nacional. O rádio tem o poder da comunicação direta, como um amigo conversando com você dentro de sua casa, de seu trabalho. Com a rádio, ninguém se sente sozinho, pois mesmo no campo, nos barcos podemos ter alguém para nos falar as coisas de Deus. Nosso maior incentivador da Rádio é nosso Bispo Prelado do Marajó, Dom José Luis Azcona Hermoso, creio que sua força e coragem nos ajudaram a chegar onde para muitos era impossível. Numa consideração final eu diria: As tecnologias avançaram, mas para os mais simples, nada supera o rádio.