Total de visualizações de página

domingo, 20 de maio de 2012

103. Flavia Gimenes / 3ª Edição das Mostras de Arte do projeto Brasília Contemporânea





A 3ª Edição das Mostras de Arte do projeto Brasília Contemporânea acontece de 18 a 27 de maio de 2012, na SQN 307, Bloco I - Salão térreo, Asa Norte, em  Brasília-DF, e para conversar sobre este assunto, o Blog Companhia das Entrevistas conta com a ilustre participação de Flavia Gimenes, uma das organizadoras deste brilhante evento. Acompanhe:

Blog: A 3ª Edição das Mostras de Arte do projeto Brasília Contemporânea vai disponibilizar para os visitantes, obras de arte feitas a partir da matéria prima papel?

Flavia Gimenes: Sim. A arte em papel é normalmente mais acessível do que pinturas a óleo ou esculturas, por isso é caminho natural para quem esteja começando a colecionar obras de arte. Esta 3ª edição do projeto Brasília Contemporânea foi totalmente concebida pensando nesse público que quer adquirir obras, mas não sabe muito bem por onde começar.
Nossa mostra tem obras a partir de R$250 e algumas “Pulgas”, ou obras em pequeno formato, elaboradas pelo gravador Carlos Pileggi, a partir da apropriação da linguagem da fanzine, muito comum na década de 1980, a partir de R$20.
Queremos dizer com esta mostra que é possível termos obras de arte de qualidade e, muitas vezes, mais baratas do que pôsteres comprados em lojas de museus.

Blog: Você faz parte da Curadoria, qual a sensação de organizar, escolher e até interpretar, quando for solicitado pelo visitante, as obras de arte das exposições que estão em sua responsabilidade?

Flavia Gimenes: Nesta 3ª Mostra Brasília Contemporânea eu e Thais Catunda compartilhamos a curadoria, que vai da escolha dos artistas que integram a exposição, passa pela escolha das obras a expor e se concretiza na montagem e produção da mostra. A sensação de fazer o circuito com os visitantes é muito prazerosa, pois cada um tem um repertório e, portanto, uma leitura e uma contemplação diferentes para as obras e instalações, ainda que nem todos dominem os conceitos implícitos na Arte Contemporânea.

Blog: Quais artistas estão com trabalhos nesta 3ª Mostra?

Flavia Gimenes: Lêda Watson, uma das artistas mais relevantes de Brasília e fundadora do Museu de Arte de Brasília,  apresenta obras de seu acervo, produzidas entre as décadas de 1970 e 1990. São gravuras em metal, algumas em grandes formatos, que integram coleções nacionais e internacionais e são muito bem recebidas pelo público.
Fátima Madeiro, artista formada pela UnB, apresenta suas mais recentes produções de desenho e gravura, cujos traços delicados e preciso são tão característicos.
Sandra Lapage, artista de São Paulo, com mestrado nos EUA, apresenta obras de acervo e produções recentes de xilogravuras em grandes formatos, de até 3 metros de altura. É uma das grandes atrações da mostra, pela altíssima qualidade técnica apresentada. Suas obras e instalações foram recentemente apresentadas na edição de 2012 da SP-Estampa, mostra paralela à SP-Arte, que é a maior feira de arte do Brasil.
Carlos Pileggi, artista de São Paulo, apresenta gravuras em pequenos formatos. Suas obras vem se apropriando de diferentes suportes e linguagens, como a fanzine.
Antônio Obá, artista de Brasília, trouxe para a mostra sua mais recente produção de desenhos, tecido por traços e trechos poéticos, de autoria própria.
Helouysa Costa, artista de Brasília, apresenta na mostra desenhos em grafite realizados com modelo vivo, uma construção delicada e poética.
  
Blog: A 3ª Mostra vai acontecer de 18 a 27 de maio de 2012. É possível agendar para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que desenvolvem trabalhos com estudantes na rede pública e/ou privada do Distrito Federal, levarem os alunos?

Flavia Gimenes: A mostra organizada pelo Brasília Contemporânea destina-se aos jovens colecionadores ou colecionadores mais experientes.  Infelizmente ainda não temos estrutura para receber alunos para visitação.

Blog: Queremos parabenizar pelo seu belo trabalho, a sua pessoa, continue sempre promovendo cultura, a sociedade industrializada necessita rever o papel dela na simplicidade do dia a dia, e esta 3ª Mostra é um elo entre a correria da modernidade e a necessidade da contemplação do tempo, destinado a arte. Em relação à frase: "a interferência do erro no processo criativo muitas vezes pode ser melhor do que o resultado idealizado", podemos afirmar que o espontâneo pode ser mais importante do que o planejado?

Flavia Gimenes: O processo criativo demanda muito estudo, muita prática deliberada, até que o artista possa dominar a linguagem de expressão, como a pintura, a gravura, a fotografia, o desenho. Somente a partir desse período intenso de trabalho e estudo é que ele reúne condições suficientes para desenvolver obras relevantes e que encontrem seu lugar na História da Arte. É a prática deliberada, ou diária, que permite ao artista perceber quais erros podem ser incorporados à ideia original, de modo que o resultado seja ainda melhor do que o idealizado.

///////

Serviço:

3ª Edição das Mostras de Arte do projeto Brasília Contemporânea.
Local:SQN 307, Bloco I - Salão térreo, Asa Norte, em  Brasília-DF.
Dia: De 18 a 27 de maio de 2012.
VISITAS PRIVADAS:
Reserve seu horário:
Flavia Gimenes: 61-9369-5002 



Nenhum comentário: