Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de maio de 2012

113. Editora Contexto / Debates da série comemorativa dos 25 anos da Editora Contexto




Contexto histórico no Brasil é tema de debate da série promovida pela Editora Contexto, que celebra seus 25 anos, e o Blog Companhia das Entrevistas conta com a participação da Editora Contexto nesta entrevista. Acompanhe:

Blog: Podemos afirmar que "25 anos - O contexto histórico", é um tema de debate da série promovida pela Editora Contexto?

Editora Contexto: Sim, este é o tema do segundo debate da série comemorativa dos 25 anos da Editora Contexto. O primeiro debate teve como tema “25 anos – O Contexto Jornalístico”. Os outros temas serão "25 anos - O contexto da Língua Portuguesa", no dia 6 de agosto, "25 anos - O contexto educacional", em 1º de outubro e "25 anos - Cidades brasileiras em contexto", no dia 3 de dezembro, e todos ocorrerão no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Blog: O Debate vai tratar de questões como a distância que persiste entre a sociedade civil e o Estado e as transformações na história recente do país?

Editora Contexto: Sim, o debate tratará de questões sobre a cicatrização das marcas da ditadura, consolidação da democracia, liberdade de expressão, governos civis escolhidos por voto e incorporação de parcela maior da população na cidadania, discutindo o passado e os rumos da história do Brasil.

Blog: Teremos a participação do sociólogo José de Souza Martins?

Editora Contexto: Sim, ele será um dos debatedores. José de Souza Martins é um dos mais importantes cientistas sociais do Brasil. Professor titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), foi eleito fellow de Trinity Hall e professor da Cátedra Simón Bolívar da Universidade de Cambridge (1993-1994). É mestre e doutor em Sociologia pela USP. Foi professor visitante na Universidade da Flórida (1983) e na Universidade de Lisboa (2000). Autor de diversos livros de destaque, ganhou o prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 1993 - com a obra "Subúrbio" -, em 1994 - com "A chegada do estranho" - e em 2009 - com "A aparição do demônio na fábrica". Recebeu o prêmio Érico Vannucci Mendes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1993, pelo conjunto de sua obra, e o prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia, em 2007. Pela Contexto, publicou os livros "A sociabilidade do homem simples", "Sociologia da fotografia e da imagem", "Fronteira" e "O cativeiro da terra".

Blog: Também teremos a participação do historiador Marcos Napolitano?

Editora Contexto: Sim, Marcos Napolitano estará na roda de debates. É doutor em História Social pela USP. Professor do Departamento de História da USP, onde leciona História do Brasil Independente. Foi professor da Universidade Federal do Paraná. Autor de vários livros, entre Como usar o cinema em sala de aula, Como usar a televisão na sala de aula, Cultura brasileira: utopia e massificação; co-autor de História na sala de aula e Fontes históricas, todos publicados pela Editora Contexto.

Blog: O debate contará com a participação do economista Antonio Corrêa de Lacerda?

Editora Contexto: Sim, Antonio Corrêa de Lacerda, doutor em Economia pelo IE/Unicamp, mestre em economia e economista, estará na mesa de debatedores. Professor-doutor do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP, é professor convidado da Fundação Dom Cabral e palestrante em eventos nacionais e internacionais. Foi presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), ex-presidente e fundador da Sobeet-Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica, da qual é membro do seu Conselho Consultivo. É membro do Conselho Superior de Economia da FIESP e do Conselho Temático de Política Econômica da CNI. Publicou cerca de dez livros, dentre os quais "Desnacionalização" (Contexto), um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, na área de econonia. É articulista assíduo de publicações especializadas e entrevistado com frequência pela mída.

Blog: O mediador do debate "25 anos - O contexto histórico" será o historiador Jaime Pinsky?

Editora Contexto: Sim, o professor Jaime Pinsky será o mediador. Historiador e editor, completou sua pós-graduação na USP, onde também obteve os títulos de doutor e livre-docente. Foi professor na atual Unesp, na própria USP e na Unicamp, onde foi efetivado em concursos de professor adjunto e professor titular. Participa de congressos, profere palestras e desenvolve cursos. Atuou nos EUA, no México, em Porto Rico, em Cuba, na França, em Israel, e nas principais instituições universitárias brasileiras, do Acre ao Rio Grande do Sul. Criou e dirigiu as revistas de Ciências Sociais, Debate & Crítica e Contexto. Escreve regularmente no Correio Braziliense e, eventualmente, em outros jornais e revistas do país. Tem mais de duas dezenas de livros publicados (autoria, coautoria, e/ou organização).

Blog: Para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que queiram participar do debate "25 anos - O contexto histórico”, que vai acontecer no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura - Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073. Bela Vista - São Paulo/SP, das 19h às 21h, no dia 04 de junho de 2012, como proceder?

Editora Contexto: A entrada é franca. O debate promovido pela Editora Contexto é aberto e destinado a estudantes, jornalistas, historiadores, economistas e interessados no assunto de um modo geral. Devido ao número de lugares no auditório ser limitado, recomendamos chegar no local do evento com antecedência e se inscrever com a equipe organizadora para acompanhar a roda de discussões, já que a entrada será feita por ordem de chegada. O evento será no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, localizado à Av. Paulista, 2073, Bela Vista , São Paulo/SP. O telefone para contato é o            (11) 3170-4033     

Nenhum comentário: