Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2012

108. Deputado Federal Izalci / Cheque Educação



Foto: Divulgação

Sempre em defesa da educação, ele, o Deputado Federal Izalci Lucas, do PR-DF, conversa com Blog Companhia das Entrevistas. Acompanhe: 

Blog: Como surgiu a ideia de criar o Cheque Educação?

Deputado Federal IZALCI: De minha própria experiência pessoal. Venho de uma família muito simples, com poucas posses. Só consegui acessar a educação de qualidade porque ganhei uma bolsa de estudos. E esta chance – que aproveitei ao máximo, estudando com afinco - abriu as portas de um futuro melhor para mim e toda a minha família. Sou muito grato. E desde sempre desejei estender este gênero de benefício a um máximo de pessoas. Pensei então, em estabelecer parceria com instituições particulares de ensino dispostas a otimizar o percentual de vagas que lhes sobram ociosas todo ano, oferecendo-as por um preço menor a alunos carentes. E assim nasceu o Cheque Educação – que disponibiliza descontos de até 50% em mensalidades de escolas particulares da alfabetização ao ensino superior. E em quase 14 anos já beneficiou mais de 100 mil estudantes.

Blog: Quais os objetivos da Associação Brasileira pela Educação de Qualidade (Abeduq)?

Deputado Federal IZALCI: A Abeduq é a gestora do Cheque Educação. Trata-se de uma OnG criada com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade.

Blog: A inclusão de livros de conhecimentos gerais, literatura, historia do Brasil ou poesia nas cestas de alimentos do programa de fortalecimento às famílias de baixa renda, promovido pelo Governo do Distrito Federal, é um Projeto do Sr., em Andamento, parabéns pela iniciativa, vai ser possível colocar em prática esta ideia?

Deputado Federal IZALCI: Realmente, trata-se de um projeto de minha autoria, datado de 2003, ano incluso em meu mandato como deputado distrital. É um projeto tão antigo quanto adequado: atende à necessidade vital de cultura da qual nosso povo padece. Trata-se de uma bela ferramenta de ensino. Mas, infelizmente, ainda não se concretizou na realidade. Porque neste País, até hoje, educação foi só questão pra discurso. Quando se trata de efetivar medidas reais em favor da qualidade da educação, os obstáculos se intensificam, os proponentes esmorecem e a coisa se impossibilita...

Blog: O Sr. também defende muito os nossos idosos, existe um Projeto em Andamento, que dispõe sobre a criação do Programa Terceira Juventude. Qual o objetivo do Programa Terceira Juventude?

Deputado Federal IZALCI: Sou um parceiro contumaz do pessoal da Melhor Idade. Fico sempre imaginando como poderíamos aproveitar melhor a experiência deles, dando-lhes, simultaneamente, mais qualidade de vida. O Programa Terceira Juventude cumpre este objetivo ao levar os mais velhos às salas de aula como orientadores dos estudantes, aos quais, transmitiriam suas bagagens de conhecimento e vida, ao mesmo tempo, em que resgatariam o frescor da juventude ao conviver com os alunos. Muitos idosos perdem a alegria de viver - e, logo em seguida, a saúde - por pura inércia ou, pior ainda, por abandono de seus familiares. Sem estímulo, se isolam da modernidade, se encolhem em seus mundinhos e definham. Porém, se lhes abrimos caminhos, correspondem prontamente e com muita competência. Constatamos isto com intensidade e clareza, durante meus mandatos como Secretário de Ciência e Tecnologia do DF, quando criamos e implantamos o programa Geração 3, de inclusão digital para maiores de 60 anos. Entregamos mais de mais de cinco mil certificados e, entre nossos alunos, houve um senhor que permaneceu matriculado até os 94 anos, concluindo uns 10 cursos. Emocionantes as histórias de vários deles que reencontraram o prazer por terem tido a simples oportunidade de dominar um computador...

Nenhum comentário: