Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de maio de 2012

104. Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira / Encontro “A Medicalização em Crianças e Adolescentes e o Uso de Drogas”




Foto: Divulgação

No dia 16 de maio de 2012, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, aconteceu o Encontro “A Medicalização em Crianças e Adolescentes e o Uso de Drogas”, sendo o anfitrião do evento, Dr.Luiz Alberto Chaves de Oliveira, Coordenador de Políticas sobre Drogas, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Órgão do Governo do Estado de São Paulo, que mantém as relações institucionais com o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades ligadas à justiça, cidadania e direitos humanos. Conhecida como a “Droga da Obediência”, a ritalina foi debatida no evento. O Blog Companhia das Entrevistas teve a oportunidade de conversar com o anfitrião do evento, acompanhe:

Blog: Podemos afirmar que a medicalização de crianças é um problema social?

Dr.Luiz Alberto Chaves de Oliveira: A medicalização é conceituada como um processo que transforma, artificialmente, questões não médicas em problemas médicos. Problemas de diferentes ordens são apresentados como “doenças”, “transtornos”, “distúrbios” que escamoteiam as grandes questões políticas, sociais, culturais, afetivas que afligem a vida das pessoas. Acaba havendo um excesso de uso de medicamentos que podem mais gerar danos que reais soluções para os problemas detectados. Para crianças e adolescentes estes atos são ainda mais graves por interferirem também com o desenvolvimento físico, mental e social.

Blog: O transtorno de hiperatividade, tratado, especialmente, com ritalina, pode causar dependência química?

Dr.Luiz Alberto Chaves de Oliveira: O uso de medicamentos como é o caso da ritalina é muitas vezes inadequado e pode provocar dependência da mesma e também de outras drogas. Há estudos americanos que apontam 30% de dependência que se iniciou com a Ritalina.

Blog: O comportamento "inadequado" e o desempenho ruim na escola são suficientes para o aluno ser considerado apto a receber ritalina?

Dr.Luiz Alberto Chaves de Oliveira: A indicação de medicamentos precisa ser adequada e criteriosa e sabemos que o uso da ritalina não tem seguido estes critérios de tal forma que casos  de dificuldades ou inadequações ao ambiente escolar são medicalizados antes de se tentar um diagnóstico mais preciso e sem buscar soluções mais saudáveis.

Blog: Existe alguma alternativa para os "hiperativos", que não seja o uso da ritalina?

Dr.Luiz Alberto Chaves de Oliveira: Em primeiro lugar temos que qualificar e quantificar a "hiperatividade"! Muitas vezes são crianças que, por limitações de espaço físico em suas casas, se mostram muito ativas quando podem ter uma expansão saudável de suas energias represadas ou ainda crianças perfeitamente normais que são mais expansivas e brincalhonas e aparentam uma inadequação aos olhos de professores mais severos. A hiperatividade não é uma patologia que precise ser medicada; precisamos de muitos outros dados para se chegar a um diagnóstico de situação com consequente orientações aos pais e professores.

Blog: Em relação ao encontro "A Medicalização em Crianças e Adolescentes e o Uso de Drogas", qual é o principal fruto colhido desta importante iniciativa?

Dr.Luiz Alberto Chaves de Oliveira: O Encontro realizado na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania visou levar a questão para um público mais amplo e que pudesse contribuir para esclarecer junto a população as dificuldades que esta prática pode gerar. Convém notar que quando pensamos em drogas acabamos nos esquecendo dos medicamentos com uso até incentivado por familiares e profissionais e que podem gerar dependências futuras.


Nenhum comentário: