Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de maio de 2012

90. Economista Newton Marques / Eleições 2012 nos EUA e na França


Foto: Divulgação

O Blog Companhia das Entrevistas, hoje, dia 03 de maio de 2012, tem a honra de contar com mais uma participação ( A primeira foi no dia 21 de dezembro de 2011: entrevista nº49) do Economista Newton Marques, professor, graduado em Economia pela Universidade de Brasília. Mestrado e Doutorado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Autor dos livros: Política Monetária e Dívida Pública (Banco Safra, 2000) e Funções e Estrutura do Sistema Financeiro no Brasil (Thesaurus,2003). Realizamos mais uma excelente conversa sobre a situação da economia internacional, e desta vez, o assunto engloba as eleições 2012 nos EUA e na França. Acompanhe:

Blog: Entre o candidato socialista François Hollande e o presidente-candidato Nicolas Sarkozy, na sua opinião, qual dos dois tem mais chance de acelerar a economia francesa? 

Economista Newton Marques: Acho que é o Sarkozy que tem mais chance de recuperar a economia doméstica francesa, apesar que a França dependerá muito mais do bom desempenho da área do Euro.

Blog: Em relação ao  presidente da Bolívia, Evo Morales, no que diz respeito a nacionalização do setor elétrico boliviano, na sua opinião, é uma correção necessária, no que diz respeito à falta de investimento por parte, inclusive da segunda empresa espanhola atingida por nacionalizações na América do Sul recentemente?

Economista Newton Marques: Acho que essa decisão é uma resposta política, pois o Presidente Morales estava necessitando provocar uma comoção nacionalista no País (e é o que tem acontecido também no caso argentino!). Mas é importante destacar  que essa onda nacionalista de alguns países (Venezuela, Bolívia e Argentina) podem causar mais prejuízos do que benefícios para suas economias, que estão muito combalidas, mas tem sido uma resposta populista aos seus eleitores.

Blog: A Presidente argentina, Cristina Fernandez, em relação a expropriação de 51 por cento do patrimônio da petrolífera YPF, controlada pela espanhola Repsol, o motivo também foi a falta de investimento? 

Economista Newton Marques: Não. Conforme tinha comentado na questão anterior foi uma resposta populista em razão dos baixos índices de popularidade que vinha tendo a Presidente Cristina Kirchner, depois da frustrada tentativa de rediscutir a posse das Ilhas Malvinas, combinada com a mudança de rumo da economia após sofrer influências de jovens e ousados assessores econômicos com diferentes apostas na mudanças táticas na política econômica da cambaleante economia argentina.

Blog: Barack Obama e as eleições de novembro de 2012, ele conseguiu melhorar a auto estima dos norte americanos, e será esta a principal bandeira da campanha eleitoral? 

Economista Newton Marques: O Presidente dos EUA também está tentando de tudo na economia e na política para evitar que a oposição republicana atrapalhe a sua reeleição. Como a economia norte-americana não tem se recuperado o suficiente para reverter a onda de desemprego e o baixo crescimento econômico, mesmo após a elevação da dívida pública norte-americana (mais de 100% do PIB). Mesmo com todos esses problemas, acho que ele conseguirá se reeleger.