7 benefícios da semente de girassol que vão te convencer a
consumi-la
A semente de girassol faz bem para a saúde do coração, do
intestino, da pele, dos cabelos, das unhas e do corpo como um todo
A semente de girassol faz bem para a saúde do coração, do
intestino, da pele, dos cabelos, das unhas e do corpo como um todo
Incluir sementes e oleaginosas em saladas, massas, omeletes e outras receitas no dia a dia é uma ótima dica para incrementar o cardápio. A semente de girassol, por exemplo, tem muitas fibras, vitaminas e minerais que deixam a dieta mais nutritiva. Além disso, pode agregar mais sabor aos diferentes pratos. Para que você se anime a variar mais na cozinha, buscando alternativas naturais, nós preparamos uma matéria falando sobre os benefícios da semente de girassol. Confira!
Afinal, para que serve semente de girassol?
Extraída da flor de girassol (planta originária da América do Sul), essa semente é extremamente nutritivas e é usada, geralmente, para incrementar receitas - saladas, molhos, patês caseiros, massas, risotos, pães, bolos, cookies e diferentes aperitivos. Assim como muitas sementes, a de girassol é fonte de ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais e outros nutrientes indispensáveis para o funcionamento do organismo.
1. Semente de girassol faz bem para a saúde do coração
Por ter um alto teor de gorduras benéficas (como ômega 6 e 9), vitamina E, fibras e minerais importantes, a semente de girassol é considerada uma grande aliada para a saúde do coração. Além de ajudar no controle do colesterol, essa semente é rica em antioxidantes que protegem as células do coração contra o envelhecimento precoce.
2. Aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso
Outro ponto positivo da semente de girassol é que ela garante saciedade, pois tem alto teor de fibras e proteínas, o que auxilia na perda de peso e também no controle dos níveis de glicose no sangue - por isso, inclusive, é indicada para a alimentação de diabéticos. Uma boa dica é usar essa semente no preparo de saladas coloridas, pastinhas, molhos e até farofas. Fica uma delícia e é bem nutritivo!
3. Contribui para a desintoxicação do organismo
Quando se trata de manter o fígado em bom funcionamento e o organismo devidamente desintoxicado, a semente de girassol pode ser muito útil. Isso porque ela é fonte de substâncias antioxidantes (como a vitamina E) e, junto com outros ingredientes naturais, como alface, couve e pepino (presentes em uma salada verde, por exemplo) apresenta forte ação detox.
4. Faz bem para a pele, cabelos e unhas
Você sabia que a semente de girassol faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e unhas? Ela tem alto teor de vitamina E - substância antioxidante que combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce (retardando o surgimento de rugas, por exemplo) e doenças cardiovasculares, pulmonares e outras relacionadas à degeneração das células.
5. Ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos
Por ter uma boa concentração de magnésio, selênio, fósforo, cálcio e proteínas, a semente de girassol ajuda muito no fortalecimento dos ossos e músculos, sendo indicada para quem pratica muito exercício físico, pois também ajuda a fornecer energia para o corpo.
6. Tem ação anti-inflamatória e ajuda a amenizar dores
Para tratar focos de inflamação e amenizar possíveis dores, a semente de girassol também pode ser útil. Isso porque ela é fonte de vitamina E e outras substâncias antioxidantes que ajudam a diminuir o inchaço, a tratar focos de inflamação e melhorar possíveis dores musculares. Interessante, né?
7. Pode tratar enxaquecas, estresse e ansiedade
Por ser fonte de magnésio e triptofano (aminoácido precursor
da serotonina, o "hormônio da felicidade), a semente de girassol ajuda a
garantir bom humor, auxiliando no tratamento de problemas como estresse,
ansiedade e insônia. Além disso, ela é ótima para tratar enxaquecas e deixar a
mente mais tranquila. Que tal incorporar essa semente ao seu dia a dia de
alimentação?
Com informações da tuasaude.com
*O Livro de Poesias Natureza com Sementes de Girassol pode ser solicitado pelo e-mail andrefalco1@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário