Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2016

Saúde Pública // Voluntários doam 53 perucas a pacientes com câncer no Base

Voluntários doam 53 perucas a pacientes com câncer no Base

Ganho de auto estima e ânimo é o principal objetivo

BRASÍLIA (5/04/16) - Na segunda-feira (04), a Rede Feminina de Combate ao Câncer doou mais 53 perucas para as mulheres em tratamento de câncer do Hospital de Base. A ação acontece no ambulatório do hospital de dois em dois meses e foi criada para apoiar as mulheres que perderam os cabelos por conta de sessões de quimioterapia e radioterapia.

"Estou muito feliz e realizada. Quando comecei o tratamento contra o câncer meu cabelo caiu e agora posso contar com a atenção da Rede Feminina. O trabalho ajuda na melhoria da nossa autoestima e até mesmo na fé de que tudo vai dar certo. Com esse apoio, podemos enfrentar o câncer com a cabeça erguida", diz sem esconder a emoção a paciente Leila Sandra Alves de 35 anos.

As doações de perucas no HBDF começaram em 2008, quando a Rede observou a dificuldade das pacientes em conseguir o acessório. Atualmente, o grupo conta com voluntárias que confeccionam o acessório para o HBDF com cabelo naturais, doados exclusivamente para essa ação.
"Observamos que elas ficam mais fortes, sentindo-se mais acolhidas, e isso influencia muito no resultado positivo do tratamento, mais uma força para continuar a batalha contra a doença", acrescenta a Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Thereza Falcão.

Além da doação, a cada dois meses, de 50 perucas, outras 20 são entregues mensalmente, em dias alternados. " Entregamos o acessório em outras datas para atender as pacientes com necessidade imediata. Basta procurar a Rede Feminina", informa Vera Lúcia, Coordenadora da Rede Feminina.
Para conseguir a peruca, a paciente precisa fazer o cadastro na Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizada no Hospital de Base (próximo à Anatomia) e aguardar o retorno telefônico do grupo de voluntários.
"Conseguimos realizar esse trabalho graças às doações da sociedade como um todo, de amigos e de donos de salões que ajudam o nosso projeto", destaca Tania Alves, voluntária do grupo.

O próximo evento será realizado no início de junho.