Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Economia // BRB

Carteira Imobiliária do BRB supera o saldo de R$ 1 bilhão

(Brasília, 1º/04/16) - O BRB celebra o crescimento considerável de sua Carteira Imobiliária em 2015, correspondente a 31,60% em relação ao ano anterior. Esse resultado representa o atingimento de número histórico pelo BRB desde a reabertura desta Carteira, em 2008, de acordo com a Gerência de Crédito Imobiliário.

Até 2014, o setor da construção civil experimentou momento de grande aquecimento, o que acarretou a escassez do recurso de SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos) em algumas instituições financeiras. Em decorrência disso, essas instituições alteraram suas condições de financiamento e aumentaram suas taxas de juros, medidas que inviabilizaram a contratação de crédito imobiliário, em especial para imóveis usados. Consequentemente, ampliaram-se as demandas no BRB, que aproveitou o cenário imobiliário vigente para captar novas operações e clientes em potencial.

O BRB também tem incentivado a atuação dos Correspondentes Imobiliários, em parceria com a Central de Documentação Imobiliária (CDI), especialmente nos eventos de desligamento de unidades produzidas ou não pelo BRB, o que impactou favoravelmente no número de propostas contratadas, em especial por beneficiários pessoas físicas.

O BRB implementou, ainda, o processo de Interveniente Quitante, a fim de facilitar o financiamento de imóveis hipotecados ou alienados em outras instituições financeiras, em decorrência de saldo devedor remanescente. Tal medida aumentou consideravelmente o número de operações na Carteira, antes inviabilizadas em função dessa limitação operacional.

Dentre as linhas de crédito imobiliário oferecidas pelo Banco, destacou-se a destinada ao financiamento da compra e venda de imóveis residenciais enquadradas no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), e o produto Plano Empresário, que concede recursos para construção de imóveis residenciais e comerciais.

O diretor de Governo e Produtos do BRB, Nilban de Melo, ressalta que as boas condições dos produtos da Carteira Imobiliária, somadas ao bom atendimento prestado pelo Banco, também contribuíram para o crescimento de 31,60%, acima da média estabelecida para o ano de 2015, e também bem acima do mercado, que apresentou retração nesta carteira.

“O Banco ampliou sua participação nos eventos de desligamento, que é o momento onde as unidades produzidas, financiadas ou não pelo Banco, por meio do produto Plano Empresário, são concluídas e entregues aos adquirentes finais. Nessa etapa, o BRB tem a oportunidade de oferecer financiamento aos possíveis compradores por meio dos produtos destinados à compra e venda. Associado a isso, as taxas competitivas e o aprimoramento das condições de financiamento, comparativamente às outras instituições financeiras, possibilitaram a expansão significativa da carteira de crédito imobiliário”, conclui Nilban.

Simulações podem ser feitas no site do BRB: www.brb.com.br.