Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Esporte // Federação Brasilienses de Vela Adaptada (FBVA)

FBVA promove Regata de Aniversário de Brasília e 2º Torneio Rudolf Pohl com paratletas

A regata em comemoração ao aniversário de Brasília, em 21 de abril, pontuará para o torneio Rudolf Pohl, nos dias 22 e 23 de abril



No dia 21 de abril entram na água 18 paratletas, todos alunos da Federação Brasilienses de Vela Adaptada (FBVA) em seus barcos Classe Hansa 2.3, Hansa 303 e 2.4 MR, para a regata de Aniversário de Brasília. A competição pontua para o torneio Rodolf Pohl, que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, com largada sempre às 9h do Clube Cota Mil.

Este é o segundo ano que FBVA promove o Torneio, em 2016 mais especial ainda, pois comemora o centenário do homenageado, Rudolf Pohl,  que chegou em Brasília em 1958, foi pioneiro no iatismo na Capital Federal e deixou seu legado de amor a vela aos seus  descendentes. Prova disso é que seu filho, Bruno Pohl é o coordenador do projeto que ensina pessoas com deficiência física a velejar.

Bruno conta que aprendeu a velejar na infância, com o seu pai e que a FBVA promove aulas para adultos e crianças com deficiência física ou neurológica. “Na vela adaptada conseguimos desenvolver os praticantes num esporte que auxilia o resgate da autoestima, reduz a depressão, aumenta a socialização e promove a inclusão social”, declara o Coordenador da Federação de Vela Adaptada, Bruno Pohl.

Com equipe composta exclusivamente por paratletas, o treinador confessa que tem sido mais rigoroso com a equipe, visto que, quatro alunos já estão confirmados no Campeonato Mundial de Vela Adaptada Classe Hansa 303, que acontecerá na Holanda, de 1º a 10 de junho deste
ano. “O Mundial conta com aproximadamente 30 paratletas, em competição individual e a expectativa é que ao menos um integrante fique entre os 15 primeiros”, explica Bruno Pohl.

A Federação Brasiliense de Vela Adaptada existe há oito anos e conta com patrocínio do Banco de Brasília (BRB) e apoio do Clube Cota Mil, Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) e da Embaixada da Austrália, que em março presenteou a equipe com seis barcos novos da Classe Hansa 303.

Serviço
21 de abril – Regata Aniversário de Brasília, 9h
22 e 23 de abril - Torneio Rudolf Pohl de Vela Adaptada, 9h
Local: Orla do Clube Cota Mil (Entrada gratuita)