Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

40. Sr. Ernani / Vinda de Jesus Cristo / Ano Novo /

Hoje o blog vai entrevistar o Sr. Ernani, 70 anos dedicados à leitura da Bíblia, muito conhecimento. A vinda de Jesus Cristo, o Ano Novo, e a posição do Brasil na sexta colocação ne economia mundial.




Blog:
Essa passagem que nós comemoramos o Natal, recentemente comemoramos o Natal, que foi do dia 24 para o dia 25 de dezembro de 2011, qual a verdadeira essência da comemoração do Natal?




Sr. Ernani: No Antigo Testamento não havia essa preocupação de data, o Profeta Isaías anunciou que Nosso Senhor ia nascer em Belém, Belém era uma cidade pequena, mas ela tornou-se uma cidade muito importante por que Nosso Senhor ia nascer nessa cidade em Israel, hoje se chama Palestina. Então, Nosso Senhor nasceu. Não tinha esse calendário como hoje, há historiador que afirma que Nosso Senhor nasceu três anos antes, outros no dia 24, o importante não é se foi 24 ou 25, um ou dois anos atrás, o importante é que nasceu Jesus Cristo, o Salvador.




Blog: Em relação à estrela que veio do céu, em movimento, qual a simbologia desta estrela?





Sr. Ernani: Esta estrela era um sinal para os Reis Magos localizar o Nosso Senhor. Se isso foi um fenômeno natural ou não, isso a Sagrada Escritura não entra em detalhe.



Blog: Podemos considerar a religião como um mistério?




Sr. Ernani: A religião significa Religare, somos a união de Deus com o homem, nós até certo ponto, nós entendemos, mas em profundidade só pela Graça de Deus nós poderemos penetrar no Mistério Dele.




Blog: Podemos afirmar então que o calendário de Cristo, nosso calendário tem o antes de Cristo e o depois de Cristo, nó vamos entrar no ano de 2012, podemos dizer então que já fazem dois mil e doze anos que Jesus Cristo veio?




Sr. Ernani: Historicamente podemos dizer, fazem dois mil e doze anos que Nosso Senhor nasceu. Isso é um fato histórico que não há esta preocupação em saber se foi um ano a mais ou um ano a menos, o importante é que Ele realmente nasceu como Salvador para toda a humanidade. Esse é que é importante.




Blog: Então no caso historicamente podemos dizer que existem duas datas, uma seria o nascimento de Jesus no ano zero e outra seria o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro?




Sr. Ernani: A melhor maneira é dizer que foi no dia 25 para não gerar confusão principalmente pelas pessoas menos instruídas. Nasceu no Natal, esse é o importante. Eu vou citar um exemplo, na cidade de Recife. Queria comemorar a data da sua construção, então o que é que acontece, vários historiadores diziam que era na data x e outros não, então escolheram uma data para se comemorar o aniversário de Recife, quer dizer, historicamente tinha aquele dia, o resto é resto?




Blog: Então podemos dizer, Jesus Cristo, a ciência, principalmente a partir do século XIX , com a arqueologia, sempre tentando mostrar historicamente a existência de Jesus. Hoje em dia existe qual ligação entre a ciência tentando confirmar e a Religião Católica assumindo a existência de Jesus Cristo, qual a ligação, a ciência já aceita essa existência?




Sr. Ernani: Não existe esta divergência, eu creio que se tornou uma data comum, todo mundo aceita, por que na realidade, o importante não é o dia, é que Nosso Senhor realmente nasceu para o Salvador.




Blog: Então já existe confirmação científica da vinda de Jesus Cristo?




Sr. Ernani: Não há dúvida, a história mesmo fala sobre Herodes, sobre o Império Romano, a história não focaliza? A ciência. E focaliza também Jesus Cristo. Cientificamente Nosso Senhor está dentro da história, mesmo Ele sendo Deus, mas está dentro da história.




Blog: E os milagres Eucarísticos¿ O Senhor teve a oportunidade de visitar uma Hóstia que tinha substâncias humanas através de um milagre. O senhor esteve lá pessoalmente?




Sr. Ernani: Foi na cidade de Lanciane, na Itália. Um Sacerdote ao Celebrar a Missa duvidou que Nosso Senhor estivesse na Hóstia Consagrada e posteriormente esse pão se tornou carne e o vinho se tornou visivelmente sangue e o Papa em meados do século XX permitiu que se retirasse um fragmento do pão e uma pequena gota do vinho, então foi comprovado que era carne do miocárdio com todos os seus componentes da carne humana e sangue AB comum aos judeus.




Blog: Nesta passagem para o ano de 2012, o senhor que é uma pessoa que ler muito a Bíblia, que tem muito conhecimento, vivência, para os visitantes do blog companhia das entrevistas, qual a mensagem o Senhor deseja para todos os visitantes em relação ao ano novo que está chegando?




Sr. Ernani: Toda a doutrina da Igreja, toda doutrina de Jesus Cristo, do Gênesis ao Apocalipse pode ser resumido nesta frase, amai uns aos outros, Nosso Senhor trouxe esta mensagem de amor e o que nós devemos esperar no próximo ano é que haja mais fraternidade para que os homens se entendam, que exista mais este clima que reflita a doutrina e a vida de Jesus Cristo.




Blog: Muito obrigado. Recentemente foi dito que o Brasil agora já é a sexta economia mundial, ultrapassou até o Reino Unido, isso é muito bom para nós brasileiros também à nível social, de mais igualdade?




Sr. Ernani: O importante é que o dinheiro seja utilizado em função da coletividade. Em si ele não representa nada, mas se ele for usado em função do bem social, da coletividade, nós iremos usufruir desta posição de sexto lugar na área internacional.