Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

27. Jacyara Cavalcante de Paula / Educação e Cidadania / Biblioteca Machado de Assis /

O blog companhia das entrevistas teve a honra de entrevistar Jacyara Cavalcante de Paula, Coordenadora da biblioteca pública de Taguatinga-Machado de Assis, localizada ao lado da Administração Regional de Taguatinga, no Distrito Federal, próximo à Praça de Relógio.



Entrevista na íntegra:




Blog:
A biblioteca pública de Taguatinga recebe o nome de Machado de Assis, na sua opinião qual a importância de homenagear Machado de Assis?


Jacyara Cavalcante de Paula: Machado de Assis é , sem dúvida, uma das maiores expressões literárias que tivemos. Escritor: poeta, romancista, teatrólogo,entre outros. Um grande nome e introdutor do estilo "crônica/conto". Fundador da academia brasileira de letras. A homenagem é mais que justa, a dedicação e o amor de Machado de Assis pelas letras é notório em sua trajetória literária.


Blog: Quais as oficinas que a biblioteca oferece?


Jacyara Cavalcante de Paula: São oficinas de restauração de livros, encadernação ( a única biblioteca no DF que oferece estas oficinas), alem de brinquedos em sucatas, caixas, motivos natalinos , entre tantas outras.


Blog: Como funciona o projeto "leia o livro e assista ao filme"?


Jacyara Cavalcante de Paula: A videoteca da nossa biblioteca é projeto impar, pois associa o filme ao livro. Estimula a leitura interagindo as formas de expressão artística.

Blog: Em relação ao "varal do cordel", como surgiu a ideia de valorizar a cultura popular do Nordeste?


Jacyara Cavalcante de Paula: A cultura popular faz parte de nossa identidade, Brasília é um pólo concentrador das mais diversas culturas de nosso país. Assim, projetos que evidenciem a cultura popular são também irradiadores de conhecimento e identidade.


Blog: A biblioteca também desenvolve uma extensão, a "biblioteca na rua", como é desenvolvido este projeto?


Jacyara Cavalcante de Paula: A biblioteca na rua é um momento em que a biblioteca leva alguns de seus serviços para comunidade. Oferecemos atividades lúdicas, como gibiteca, pintura de rosto, aramado de livros infantis...e assim divulgamos a biblioteca. Os trabalhos neste projeto são realizados em parceria.


Blog: Na sua opinião, qual a importância da leitura?


Jacyara Cavalcante de Paula: A leitura, o conhecimento , o saber desenvolve no cidadão o discernimento. Possibilita a opinião, desperta a crítica. E a biblioteca pública é o orgão mais democrático que há, pois não há limitações ou fronteiras para o seu acesso. Aqui é um universo de possibilidades


Blog: Para os visitantes do blog companhia das entrevistas que queiram visitar a biblioteca Machado de Assis, qual o horário de funcionamento? Também para os queiram pegar um livro emprestado, como proceder?


Jacyara Cavalcante de Paula: Funcionamos de 8h ás 22h de segunda a sexta e aos sábados de 9 às 17 horas - ininterruptamente. Para inscrever-se basta vir a nossa biblioteca , com uma identidade, um comprovante de residência e a doação de livro ou revista atualizada. Pronto. Não retemos nenhum documento, é só para mera comprovação. Todos são bem-vindos, aqui é a casa do saber! Um universo de possibilidades , o importante é entrar e usufruir de todos os serviços que temos a oferecer.