Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

35. Carga Tributária / Presentes de Natal / João Eloi Olenike / Presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário -IBPT /

O contribuinte pode preparar o bolso também na hora de presentear amigos e familiares neste Natal. O videogame, um dos prediletos da garotada, traz a maior carga tributária entre os eletrônicos, com 72,18%. E hoje vamos receber a participação do João Eloi Olenike, Presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário -IBPT. Acompanhem a entrevista:


Blog: Podemos afirmar que a carga tributária no Brasil é muito alta?


João Eloi Olenike: Como temos a 14ª carga tributária x PIB, do mundo e a maior das Américas, podemos afirmar, com certeza, que ela é muito elevada, sim!


Blog: Sabemos que é necessário pagar impostos e tributos, como podemos fiscalizar a utilização desses recursos por parte do poder público?


João Eloi Olenike: Acompanhando mais de perto a aplicação destes recursos, disponíveis nos sites dos ministérios e no Portal da Transpaência .


Blog: Há necessidade de uma reforma tributária no Brasil?

João Eloi Olenike: Não necessariamente, desde que o governo faça alterações pontuais na questão tributária, com mais justiça e com um modelo de arrecadação tributária mais simplificado e moldado de acordo com a verdadeira capacidade contributiva da população.


Blog: Quais os principais objetivos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário?


João Eloi Olenike: É uma entidade de difusão de procedimentos de gestão e planejamento tributário, com o objetivo de demonstrar as várias modalidades de racionalização e redução legal da carga tributária empresarial, reunindo tributaristas das áreas do direito, ciências contábeis, administração e economia. O IBPT desenvolve atividades profissionais de gestão tributária voltada à governança corporativa.


Blog: Em alguns produtos que jão são tradicionais nesta época do ano (Natal) qual possui maior carga tributária?


João Eloi Olenike: Playstation (video game) - 72,18%

Blog: O poder de compra do trabalhador brasileiro aumentaria caso a carga tributária diminuisse?


João Eloi Olenike: Com certeza, desde que essa desoneração fosse repassada pelo comerciante ao consumidor final.


Blog: A indústria brasileria, com uma suposta diminuição dos impostos, produziria mais, o comércio venderia mais, o consumidor compraria mais, mesmo com uma suposta diminuição da arrecadação de impostos, seria possível garantir o funcionamento da máquina do Estado, que neste caso necessitaria de uma melhor gestão dos recursos que seriam disponibilizados, é uma receita viável esta ?


João Eloi Olenike: Com a diminuição dos impostos ao consumidor final, os preços cairiam, aumentaria-se o consumo e consequentemente haveria uma maior circulação de bens e mercadorias, gerando um incremento na arrecadação tributária. Nós temos como exemplo recente, a diminuição dos IPI dos veículos, em 2009, que incrementou a arrecadação dos outros tributos, e foi uma medida substancial para o Brasil enfrentar a crise mundial, deflagrada nos EUA, a partir de setembro de 2008.