Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

38. Irmã Helena / Instituto Nossa Senhora do Brasil / Libras



Estamos aqui com a participação da Irmã Helena, uma das responsáveis pelo Instituto Nossa Senhora do Brasil-Inoseb. Acompanhem a entrevista:

Blog: Irmã, quando foi criada a Inoseb?


Irmã Helena: Em 1973 foi a abertura da nossa casa, a Inoseb.

Blog: Qual o objetivo do Inoseb?

Irmã Helena: O objetivo foi o trabalho específico para o povo surdo, nossa religião é de cristão filantrópico, especialmente trabalho com deficientes auditivos.

Blog: Qual a importância de evangelizar os surdos?

Irmã Helena: A meu ver, a importância é que os surdos que não tenham uma instituição específica para eles são muito difíceis de puderem serem evangelizados. Já na nossa instituição, nós temos além de nossa capacidade, nós somos religiosos, temos também toda a iniciação à catequese especializada e para poder trabalhar a evangelização também.

Blog: Para os visitantes do blog companhia das entrevistas que conhecem algum surdo, e que queiram direcionar para ser evangelizado lá, qual o endereço, como proceder para conhecer lá, encaminhar pessoas que precisam ser evangelizadas?

Irmã Helena: Primeiro seria uma alegria se pudessem fazer uma visita, conhecer o nosso trabalho, as pessoa com quem a gente trabalha, por que nós trabalhamos com adultos, mas também com os filhos dos surdos, também fazem parte da nossa instituição. Além da nossa evangelização, nós temos também a parte de atividades durante a semana, nós temos reforço pedagógico, então são bem vindos os surdos que encaminharem para serem evangelizados a para o reforço pedagógico. Para evangelização, nós temos vários movimentos, nós temos movimentos com casais, todo mês há palestra para casais, casal ouvinte da palestra, nós temos a catequese, preparação para a 1º eucaristia e crisma e com um grupo jovem, um aprofundamento. Nós temos também os eventos que a gente acompanha com as igrejas, qualquer evento, os nossos alunos estão lá, participam de tudo, o endereço: 714 Sul, Brasília-DF.

Blog: A leitura da Bíblia, eles fazem a leitura da Bíblia, no sentido do que está escrito na Bíblia?

Irmã Helena: Eles aprendem na catequese, eles aprendem a manusear, a ler a Bíblia, e eles tem muita facilidade para ler a Bíblia, claro que tem que ter uma explicação.

Blog: Na opinião da senhora, é importante todas as 128 Paróquias possuírem intérpretes de libras?

Irmã Helena: É muito importante que cada Paróquia tivesse uma intérprete principalmente para a Missa, e a catequese poderiam ser integradas, por enquanto só algumas Paróquias possuem, e elas nos procuram. Lá na Inoseb existem vários cursos de intérprete, muitos podem aproveitar.

Blog: Então aquelas Paróquias que visitarem o nosso Blog de Entrevistas e queiram levar uma pessoa para ser educada na linguagem de libras, podem contar com vocês para aprender libras e fazerem a tradução nas Santas Missas?

Irmã Helena: Podem aproveitar só que nós não damos especialmente o curso de libras, tem o pessoal que utiliza a nossa casa para oferecer o curso de libras. Muito obrigado pela oportunidade desta entrevista e um feliz Natal para todos os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas