Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

29. Natal Solidário / Todi Moreno / Subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do DF /

O Natal se aproxima e muitos são os exemplos de solidariedade. O blog "Companhia das Entrevistas" vai contar a entrevistar com o subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do DF, Todi Moreno. Confira:


Blog: Qual o objetivo do Projeto "Natal Solidário"?

Todi Moreno: É importante valorizar o espírito de confraternização típico do Natal. A criança assimila esse espírito com duas figuras: o Papai Noel e o brinquedo. Por isso, estamos realizando essa mobilização. Milhares de crianças não têm nenhum brinquedo e os pais não têm condições de comprar. A Secretaria de Justiça lançou este projeto com o objetivo de colocar um sorriso no rosto dessas crianças com um Natal mais alegre.

Blog: Os brinquedos poderão ser doados aonde?

Todi Moreno: Nos postos de recolhimento localizados nas unidades do Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), do Procon-DF e na própria Secretaria de Justiça, no Buritinga, em Taguatinga Norte.

Blog: Qual a meta do Projeto?

Todi Moreno: Neste ano, queremos arrecadar 15 mil brinquedos e superar a meta do ano passado, que foi 12 mil. Nós vamos entregar os brinquedos no Estádio Bezerrão, dia 17 de dezembro. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal vai descer no estádio com o Papai Noel. Acredito que as crianças vão adorar e ficar muito felizes.

Blog: Para um empresário que visitar o nosso blog e queira ajudar no projeto, como proceder?

Todi Moreno: Basta entrar em contato com a gente pelo telefone 3355-8161 ou pelo e-mail
direitoshumanos.sejus@gmail.com. Nós vamos atender os empresários, fazer toda a orientação necessária para ele participar do projeto. Para quem estiver lendo esta entrevista e puder ajudar uma criança, pedimos que faça sua doação nos locais referidos ou entre em contato com a SEJUS.

Blog: O sorriso da criança é a melhor retribuição desta iniciativa?

Todi Moreno: Com certeza. Quando entregamos os brinquedos e vemos as crianças sorrindo, agradecendo e às vezes até chorando, é comovente para a gente. Chega a ser constrangedor saber que milhares de crianças não terão festa de Natal em casa, que não ganharão um brinquedo de presente, enquanto outros milhares de pessoas terão tudo isso e muito mais. Por isso esta campanha tem dado certo e estamos conseguindo a solidariedade de muitas pessoas.

Blog: Já existem creches cadastradas para receber as doações, é possível comunidades carentes também receberem as doações em suas casas?

Todi Moreno: Existem cerca de 30 creches cadastradas no Governo do Distrito Federal. Nós vamos atender as mais necessitadas e vamos atender também comunidades carentes como Itapuã, Sol Nascente, entre outras. Nossa equipe visitará as comunidades com alguns dias de antecedência, organizar o local onde será feita as doações, as crianças que irão receber para depois esperar a chegada da Kombi com os donativos.