Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

39. Economista Newton Marques / Economia Mundial /


Foto: Divulgação


O nosso convidado de hoje é o economista Newton Marquesprofessor, graduado em Economia pela Universidade de Brasília. Mestrado e Doutorado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Autor dos livros: Política Monetária e Dívida Pública (Banco Safra, 2000) e Funções e Estrutura do Sistema Financeiro no Brasil (Thesaurus,2003). Ele nos revela segredos de como administrar o 13º salário, também faz uma análise da economia mundial na atualidade, acompanhem.

Entrevista na íntegra:


Blog: A cúpula do mercosul em reunião recente decidiu estabelecer a orientação do livre comércio com a Palestina. Na sua opinião, vai acrescentar na economia palestina algo que é esperado por muito tempo, ou seja, uma melhor percepção desta nação tão oprimida?


Newton Marques: Partindo do princípio que norteia o comércio internacional, todas as transações comerciais e financeiras entre os países trazem bem-estar geral às sociedades que a praticam. Tanto a Palestina quanto Mercosul ganharão com esse acordo entre essas partes. Acho até que a Palestina terá maiores ganhos, pois estava sem alternativas ao comércio internacional com as pressões de Israel e dos Estados Unidos para que não fossem normalizadas essa importante corrente de comércio entre a Palestina e demais países.


Blog: Com a entrada da Palestina na Unesco, exibe no cenário internacional um certo ar de justiça social a nível internacional?


Newton Marques: A Unesco significa a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, logo, ao autorizar a entrada da Palestina está realizando o seu propósito, ou seja, de integrar todos os povos para o desenvolvimento da Educação, Ciência e Cultura entre as nações do mundo.


Blog: A Espanha superou na vendas de títulos recentemente, há uma esperança para esta nação sair da crise?


Newton Marques: A crise na área do Euro não é um problema isolado de um ou outro país, mas sim dos países que adotaram a moeda única. Até mesmo o Reino Unido e outros países que fazem parte da União Européia, mas não da Área do Euro, também estão sofrendo as consequências dessa grave crise que assola o mundo, apesar de ter se originado nos Estados Unidos em 2008. Assim, os esforços individuais dos países em crise como os chamados PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e espanha), não poderão ter sucesso a não ser após graves e perigosas recessões econômicas, mas que esbarram na política monetária do Banco Central Europeu, além de não terem política cambial. Ficariam dependendo apenas da política fiscal, o que é muito pouco para resolver os desequilíbrios macroeconômicos. Ademais, os bancos europeus estão com seus ativos prejudicados. Teriam que ter uma ajuda financeira do tamanho de um JUMBO.


Blog: A bolsa de valores está em alta, sabemos que há uma grande variação, mas, já é um sinal de recuperação da crise mundial?


Newton Marques: As bolsas de valores flutuam ao sabor dos boatos do mercado, principalmente, em momento de crise. Não temos ainda nenhum horizonte para a resolução da crise, por isso teremos um tobogã nas cotações das bolsas mundiais por algum tempo, até que os problemas econômicos dos EUA e Europa sejam resolvidos para de novo termos uma fase de recuperação econômica mundial, e aí, sim, as bolsas refletirem os movimentos conjunturais das economias.


Blog: A mídia divulgou que foram criadas 42 mil carteiras assinadas neste mês no Brasil, o que representa 70% a menos do que o mesmo mês no ano passado, então, há uma recessão?


Newton Marques: A definição de recessão econômica é muito técnica. Tem que ser admitido queda sucessiva do PIB em três trimestres consecutivos. Mas, não temos dúvida nenhuma que está havendo um forte processo de desaceleração da atividade econômica brasileira, como reflexo da crise mundial, não obstante o Brasil ter tido sucesso em mitigar essa desaceleração econômica.


Blog: Com a prerrogativa da prorrogação da DRU, ou seja, cerca de 72 bilhões de reais para gastar, quem ganha, o Governo Federal ou a população?


Newton Marques: A prorrogação da DRU é uma vitória do governo federal, pois não tem necessidade de partilhar recursos com as esferas estadual e municipal. Agora, temos que acompanhar se a destinação desses recursos serão para as políticas públicas que poderão trazer benefícios para toda a sociedade.


Blog: Em relação ao 13º salário, qual orientação para os visitantes do blog companhia das entrevistas, como utilizar de forma plausível este rendimento?


Newton Marques: A deseducação financeira das pessoas é um grande problema não só para os países emergentes como para os países desenvolvidos. Por isso é que o Banco Mundial, entre outros, tem se preocupado constantemente com a forma de desenvolver um processo de educação financeira para que as pessoas possam consumir de forma conscientemente para atingir a prosperidade. Assim, neste sentido, é importante que os consumidores usem racionalmente o seu 13º salário. Ou seja, paguem parte de suas dívidas que estão custando juros elevados, e utilize a outra parte para fazer pequenas compras nesse período de festas respeitando a Regra dos TRÊS SIM: 1º) é indispensável comprar algo; 2º) tem dinheiro ou está na sua programação financeira, e; 3º) tem que ser naquele momento ou pode esperar?