Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de março de 2022

Dia Mundial da Água 2022: Tirolez economiza 105 milhões de litros de água com medidas internas

Em dois anos, a maior fabricante de laticínios do Brasil reduz o consumo com melhorias fabris e o reaproveitamento da água da chuva

O Dia Mundial da Água é hoje, 22. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância do uso consciente do bem natural, que é fundamental para a sobrevivência. A responsabilidade ambiental e a sustentabilidade fazem parte dos princípios e valores da Tirolez. Além de cumprir todas as obrigações legais, a maior fabricante nacional de laticínios do Brasil realiza diversos projetos focados nos aspectos ambientais. Prova disso é que nos últimos dois anos, economizou 105 milhões de litros de água.

De acordo com João Vitor Ferreira, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tirolez, só em 2021, a empresa reduziu o consumo em 49,8 milhões de litros de água. “A redução considerável é resultado de iniciativas vencedoras, que consistem no reaproveitamento de água do soro, dos processos de tratamento de água das caldeiras e várias outras pequenas melhorias fabris, que reduziram a demanda das fontes naturais. Como referência, no ano passado, a Tirolez recuperou em média 1.300m³/mês de água do soro nas unidades de Tiros e Arapuá, em Minas Gerais”, complementa.

O resultado é fruto de várias ações que se iniciaram entre os anos de 2018 e 2019, quando a Tirolez decidiu investir no reaproveitamento de água do soro do leite e em programas internos de redução do desperdício de água. Uma parte do soro, que é gerado na fabricação de queijo, é concentrado e vendido como matéria-prima para outros processos produtivos. O processo de concentração é feito a partir de membranas de nano-filtração, seguido de osmose reversa, que permite que um dos produtos finais seja a água desmineralizada, que é reintroduzida ao processo de fabricação de queijos.

Outra iniciativa que trouxe economia no consumo foi o tratamento da água usada para abastecer as caldeiras das fábricas. O processo inclui o uso do sistema de osmose reversa, cujo residual é a própria água, porém concentrada em minerais, que pode ser reaproveitada. Este processo acontece em praticamente todas as unidades da Tirolez.

Além disso, outras pequenas iniciativas também foram adotadas nos últimos anos, como o reaproveitamento da água da chuva, que é utilizada no processo de lavagem externa dos caminhões que transportam o leite para as unidades.

“Com esses reaproveitamentos, há a redução da pressão sobre as fontes naturais, como rios, nascentes e poços. Além disso, os volumes reaproveitados deixam de ser lançados como efluentes industriais no meio ambiente, o que torna as iniciativas fundamentais do ponto de vista de ESG”, conclui Ferreira

Nenhum comentário: