Parceria entre empresa líder do setor privado e a Climatempo realiza o monitoramento de bacias hidrográficas para garantir segurança hídrica para mais de 21 milhões de pessoas
A segurança dos recursos hídricos, sendo a água o bem primordial para vida, é um dos temas discutidos neste dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante conferência sobre o meio ambiente, com o intuito de ampliar as discussões com a população mundial sobre a importância da preservação deste recurso. O tema deste ano é: uso sustentável e proteção da água subterrânea.
Parceria com a Climatempo monitora bacias hidrográficas
Pensando em precaver os impactos das mudanças climáticas nos 154 municípios atendidos pela companhia, a Aegea firmou uma parceria com a Climatempo para o fornecimento de dados que agregam na inteligência das informações meteorológicas de curto e longo prazo para a inspeção de risco das bacias hidrográficas onde a empresa realiza captação de água.
Este processo é chamado de acompanhamento do grau de risco hídrico dos municípios. O monitoramento é formado por uma avalição complexa que leva em conta fatores como: indicadores climáticos da região, previsões relacionadas à queda d’agua nos próximos meses, expectativa de demanda de água, acompanhamento dos níveis dos mananciais, capacidade dos corpos hídricos onde são realizadas as extrações de água, entre outros elementos.
No ano passado, a partir estudo gerado pela Climatempo, foi identificada pela Matriz de Risco da companhia um possível cenário de escassez e estiagem em 14 das 25 concessionárias Aegea localizadas no Mato Grosso (MT). A partir de então, foram investidos cerca de R$ 50 milhões em obras de engenharia preventiva, como investimento na redução de perda d’água, perfuração de poços e identificação de novos pontos de captação.
“A Aegea entende que a consolidação de um modelo de gestão é crucial para obter resultados e prevenir eventuais problemas operacionais dentro do setor, respeitando o conceito de segurança hídrica em assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico”, afirma Moisés Salvino, Gerente de Engenharia da Aegea Saneamento.
Recuperação que traz vidas
Na Aegea, graças ao compromisso com os princípios de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança), a preservação e ampliação do acesso à água e regularização dos sistemas de esgoto andam lado a lado. A prática está alinhada ao tema do Dia Mundial da Água 2022, que neste ano discute a proteção das águas subterrâneas e uma exploração sustentável deste bem.
Um dos exemplos do cuidado da Aegea na preservação da água, são as iniciativas para recuperação ambiental realizadas na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, com a Prolagos (RJ). Pescadores e banhistas da região notaram a presença de cavalos-marinhos em diversos trechos da maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. O retorno chamou tanto a atenção de especialistas e pesquisadores, que o Projeto Cavalos-Marinhos, do Rio de Janeiro, passou a monitorar a laguna, onde mais de 200 animais já foram catalogados.
Outro avanço que atesta a recuperação da lagoa, foi a fartura de peixes na região. Em 2021, pescadores locais celebraram os recordes de pescado com a melhor safra das espécies carapeba e perumbeba desde 2009.
Desde a chegada da concessionária, o tratamento do esgoto passou de 0% para 80% e vem sendo ampliado com cinturões construídos no entorno lagunar, interceptando efluentes e evitando sua chegada in natura ao corpo hídrico.
Estas atitudes compõem o jeito de ser Aegea, que investe em um trabalho que vai além do saneamento e acredita que por meio destas ações é possível garantir uma nova perspectiva de um futuro mais sustentável, estabelecendo um cuidado com a população e com o meio ambiente.
Sobre a Aegea
A Aegea Saneamento é companhia privada líder no
gerenciamento de ativos em saneamento, atuando por meio de suas concessionárias
em diversos estados do País. Com um crescimento exponencial, a Aegea saltou de
seis municípios atendidos em 2010 para 154 cidades em 2021, em 13 estados,
beneficiando mais de 21 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível
graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência
operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, e o alinhamento
aos princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Para mais
informações, acesse: http://www.aegea.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário