Tornar o uso da água cada vez mais inteligente e eficiente é um compromisso da Aperam BioEnergia, subsidiária da Aperam South America no Vale do Jequitinhonha (MG), que se traduz nas diversas iniciativas que integram o planejamento da empresa em prol de um consumo hídrico mais consciente, com a otimização do recurso em todas as etapas do processo produtivo e ações de conscientização junto às comunidades.
O Diretor de Operações da empresa, Edimar Cardoso de Melo, destaca que a preservação do meio ambiente pela Aperam passa pela inovação e controle dos processos, sempre envolvendo a comunidade: “Ao utilizar os recursos naturais, trabalhamos dentro de todos os parâmetros legais. Especialmente em relação à água, temos a meta de reduzir de significativamente a sua utilização, até 2030, e desenvolvemos projetos e ações para sensibilizar a população sobre a importância do uso consciente da água, para que possam contribuir, de forma prática e efetiva, para a preservação”, detalha.
O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi sugerido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1993, e propõe o debate e a reflexão sobre a relevância desse elemento natural essencial à sobrevivência do planeta. Em alusão à data, a Aperam BioEnergia destaca suas dez principais iniciativas voltadas à proteção do recurso:
1- Redução do consumo de água
A Aperam BioEnergia estabeleceu como meta a redução da utilização de água em suas atividades produtivas em 32%, até 2030, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em 2021, a empresa registrou uma economia de 59%, um resultado que demonstra que está caminhando a passos rápidos para o cumprimento da meta.
2- Piscinões
A empresa construiu 40 piscinões impermeabilizados em pontos estratégicos, próximos às áreas de manejo, que juntos acumulam até 260 mil m³ de água da chuva. A água coletada é utilizada nos processos produtivos e, devido à impermeabilização do piscinão, mantém-se disponível para uso por mais tempo.
3- Concentração do plantio em períodos chuvosos
Toda a estratégia e planejamento do plantio foi revista e, hoje, o plantio na Aperam BioEnergia é concentrado durante o período chuvoso, reduzindo a necessidade de irrigação.
4- Recirculação de água
No Viveiro de Mudas, a água utilizada na irrigação e que não é absorvida pelas plantas é direcionada aos tanques e, posteriormente, reutilizada na produção das mudas. Em 2021, o índice de recirculação foi de aproximadamente 25%.
5- Caixas de contenção
A Aperam BioEnergia construiu caixas de contenção nas florestas que funcionam como um reservatório e que, por meio delas retêm a água da chuva. Uma vez captada, lençóis freáticos recebem uma recarga de água por infiltração, o que também ajuda a evitar erosões nas estradas. As caixas são construídas e manutenções são realizadas pela empresa.
6- Água Nossa de Cada Dia
Entendendo a preservação e o uso consciente da água como uma responsabilidade de todos, a Aperam BioEnergia mantém o Programa “Água nossa de cada dia”. O objetivo é mobilizar as comunidades por meio de uma rede de conscientização para que todos assegurem o cuidado e valorizem as áreas de preservação que mantêm os cursos d’água. Para isso é criado um comitê de água junto a comunidade para realização de um diagnóstico hídrico daquela comunidade, sendo possível tomar ações direcionadas, além disso são realizados eventos e seminários nas comunidades, envolvimento de instituições públicas, desenvolvimento de ações de recuperação e proteção das nascentes, recuperação de áreas degradadas e cursos d’água, além do desenvolvimento de tecnologias internas que possibilitam ainda mais o uso eficiente dos recursos naturais.
7- Aproveitando a água
Outro projeto de iniciativa da Aperam BioEnergia por meio da Fundação Aperam Acesita é o “Aproveitando a Água”, aprovado por meio do Edital de Apoio a Iniciativas Ambientais. O projeto tem viabilizado o acesso à água de forma sustentável para 20 famílias da comunidade Ribeirão Invernada, em Capelinha (MG), armazenando a água da chuva no reservatório da Fábrica Comunitária de Rapadura e Doces. A iniciativa também está garantindo que as atividades da fábrica continuem sendo desenvolvidas ao longo do ano, assegurando o emprego e renda de vários residentes da região.
8- Abastecimento a comunidades do Vale do Jequitinhonha
Por meio dos projetos Água Nossa de Cada Dia e Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, a empresa trouxe melhorias e até mesmo todo sistema de abastecimento de diversas comunidades rurais, como Santa Joana e Bonfim, em Itamarandiba, e Forquilha, Quilombo e Santiago, em Minas Novas. Vale ressaltar que Bonfim e Santana hoje são abastecidas por nascentes preservadas pela Aperam BioEnergia, assim como a comunidade Ponte do Funil, em Turmalina.
9- Construção de fossas sépticas ecológicas
Trata-se de outra iniciativa apoiada por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, realizada na comunidade de Barra do Setúbal, em Itamarandiba, atendendo 55 pessoas.
10- Educação Ambiental
Para atingir os resultados necessários, atividades de conscientização
são realizadas junto às comunidades, como formações, campanhas, gincanas, entre
outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário