A Iguá, uma das principais operadoras de saneamento do país, está entre as vencedoras da 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON). A empresa foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas pela parceria público-privada Agreste Saneamento, em Alagoas.
O projeto de Monitoramento de Energia Elétrica Ativa e Reativa, que levou o 1º lugar na categoria de Inovação Técnica, foi desenvolvido para identificar e atuar com maior rapidez sobre anomalias elétricas. Como resultado, foi possível reduzir em mais de 95% o consumo de energia reativa - aquela responsável pelo acionamento dos motores - da Agreste Saneamento em 2021.
A iniciativa também possibilitou que a concessionária cortasse 87% das penalidades por baixo fator de potência nas contas de luz, que são distúrbios causados pelo excesso de energia reativa produzida por maquinários, levando ao desperdício de eletricidade.
Já o programa Agreste Rural e a Feira de Orgânicos, que se destacou em Sociedade e Consumidores, gira em torno de uma iniciativa da operação que doa mantas de polipropileno utilizadas no tratamento de água para agricultura familiar. As chamadas geobags funcionam como estufas e evitam o ataque de pragas. Por este motivo, os produtores locais puderam reduzir custos com irrigação e o uso de herbicidas, impactando positivamente em sua renda.
Para que os colaboradores possam ter uma melhor compreensão
de todo esse ciclo positivo que pode ser gerado pelo saneamento, a empresa
convidou os agricultores a participarem de uma Feira de Orgânicos interna. Na
ocasião, os produtores também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os
processos, uma porta para aproximar a comunidade do negócio e disseminar
práticas sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário