Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Arqueologia - François Hollande inaugura réplica de cavernas de Lascaux

22/12/2016 - Divulgação Científica - Mídias Sociais - Gruta de Lascaux - 2006 - 2016


MONTIGNAC, França (Reuters) - O presidente francês, François Hollande, inaugurou na sexta(16) uma nova réplica das famosas cavernas de Lascaux, onde caçadores pré-históricos pintaram centenas de imagens de animais como cavalos e cervos nas paredes das grutas.


Descoberta por quatro adolescentes em 1940, as exposições rochosas no sudoeste da França são algumas das mais ricas coleções de pinturas da era Paleolítica e um dos mais importantes achados arqueológicos do século 20.
As cavernas foram fechadas ao público em 1963, a fim de preservar as pinturas. Houve várias réplicas anteriores construídas, mas menores e com menos detalhes.

A nova réplica, que custou 66 milhões de euros, está alojada em uma nova edificação no pé da colina na região de Dordogne onde estão as pinturas originais. As autoridades esperam cerca de 400 mil visitantes por ano.

É uma nova réplica em grande escala, Lascaux Cave. Devido à sua qualidade artística, é uma das cavernas adornadas mais excepcionais deixados pelos nossos antepassados ​​pré-históricos.

20.000 anos atrás, Cro-Magnon, nossos ancestrais da era glacial, pintaram nas paredes da caverna cerca de 900 animais que incluem cavalos, vacas, touros, mas também animais que não existem mais na França como bisontes, rinocerontes e mamutes. A finura dos traços da perspectiva de gestão e conservação dos animais excepcionais de pigmentos naturais, ocre, vermelho, preto e roxo, ainda fascinam os arqueólogos.

Também impressiona a forma de animais, precisão nas curvas das vacas, e os movimentos de outra bisões. E os pintores de Lascaux até usou o alívio da caverna para dar mais realismo à barriga das vacas, por exemplo.
A condição da caverna porque permaneceu obstruída por milhares de anos, longe de presença humana. Sua descoberta em 1940 e aberto ao público causou danos que ameaçava este legado artístico pré-histórica excepcional para que uma primeira réplica parcial foi construído na década de 80, a poucos metros da caverna originais.

O presidente francês, François Hollande, inaugurou o novo museu de arte rupestre, localizado em Montignac, perto da colina de Lascaux, que abriga a réplica da caverna: um espaço de cerca de 150 metros, totalmente fiel à caverna originais. temperatura de 13 graus que reina permanentemente no solo é mesmo produzido.

Sem sociedades de guerra

Este património, considerada uma das formas de arte mais antigas, também nos dá uma idéia de como os homens de Cro-Magnon viveu.

Jean-Pierre Chadelle insiste demolir certos preconceitos sobre homens da pré-história, que eram fisicamente completamente semelhantes a nós: "No espírito das pessoas muitas vezes o homem de Cro-Magnon, homem pré-histórico, é retratado como um áspero com uma moca e vai para o abate de animais para alimentação ou matar outros seres humanos. Na verdade, é um equívoco. O que sabemos comportamento Cromañón é que todo o tempo em que éramos caçadores-coletores nunca encontrou qualquer litro de sílex em um osso humano. Isso mostra que viviam em sociedades sem guerra. "

No entanto, a presença de milhares de visitantes e carros também forçado a mover a reprodução. E assim nasceu a idéia de outra réplica da caverna, e em grande escala, integradas em um museu de arte rupestre que está preparado para receber meio milhão de visitantes por ano.

O arqueólogo, que foi um dos poucos a fim de acessar várias vezes para a caverna original, acrescenta: "A guerra é uma invenção recente ao contrário do que temos pensado há séculos. A guerra veio tarde na história da humanidade, juntamente com a agricultura ea vida sedentária. Quando olhamos para as civilizações de Lascaux, percebemos que não há nenhum osso humano foi vítima de uma arma. No entanto, quando os homens começaram a praticar a agricultura, armazenar sementes em uma fazenda, quando ele aparecer pessoas que têm de comer e não outros, em seguida, começou a guerra e seus traços: massacres, valas comuns e lidera nos ossos ".

Desenhos misteriosos

A caverna de Lascaux, no entanto, não revelou todos os seus segredos. Dúvidas permanecem sobre certos sinais abstratos contidas na caverna original, fechado ao público para preservá-lo.

"Temos sinais básicos, tais como 'v', ligados um ao outro, e que pode chegar a até um metro e vinte. Às vezes, estes sinais estão interligados, em outros desenhos são dispostos opostamente, o lado mais largo, por vezes, há um ponto ou um traço entre os dois sinais. Às vezes, há até cinco sinais, bem como, e isso evoca um pico ou folhagem, mas eles são apenas sinais organizados de uma determinada maneira ", disse ele à RFI Jean-Pierre Chadelle, um arqueólogo da Universidade de Bordeaux.
Além de apresentar uma réplica da obra, o novo museu de arte da caverna de Lascaux recria através de filmes e animações, como a descoberta da caverna ocorreu, disputas sobre interpretações dos desenhos e técnicas modernas que permitiram certificação idade pinturas, cerca de 20.000 anos.

Fonte: http://es.rfi.fr/cultura/20161216-francia-inaugura-una-replica-integra-de-la-cueva-de-lascaux




Fuente: AFP





Fuente: AFP





Fuente: AFP





Fuente: AFP





Fuente: AFP





Fuente: AFP





Fuente: AFP





Fuente: AFP

Fuente: AFP


Uma foto publicada por 🐻 jky lille 🐻 (@jkylille) em


Uma foto publicada por Sebastien Cocault (@sebastien_cocault) em

Uma foto publicada por Sebastien Cocault (@sebastien_cocault) em