Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Brasília-DF - Projeto estimula leitura de usuários do transporte público na capital do Brasil. Mobilidade com Cultura!

Por Antonio do Livro
Ciente de que a cultura é um fator de grande importância para a formação do cidadão, para que o homem tenha consciência de si mesmo, para construção do conhecimento, para o entretenimento, para a estruturação de uma sociedade mais igualitária e competitiva e conhecedor de um fato, no mínimo alarmante, de que os brasileiros não possuem o hábito de ler e em muitos casos não compreendem o que lêem, resolvi criar uma proposta que tem como principal objetivo o incentivo à leitura, entendimento, escrita e divulgação da cultura.

A imagem pode conter: pessoas sentadas e área interna
Imagem: André Falcão
Antonio do Livro
                                              Imagem: http://culturanoonibus.com.br/

ANTONIO DO LIVRO


Autor do projeto Cultura no Ônibus

Outro aspecto da minha proposta é que os locais escolhidos para oferecer cultura através da leitura são os ônibus do Sistema Coletivo do Distrito Federal, com o intuito, inclusive, de tornar mais aprazível o deslocamento das pessoas que utilizam esse tipo de transporte.

O Projeto atua desde 2003 em ônibus do Distrito Federal e desde 2015 a Viação Piracicabana apoia o Projeto. O Projeto conta com estantes dentro dos ônibus e ainda Espaço Cultural na Rodoviária do Plano Piloto – plataforma inferior e na Rodoviária de Sobradinho – DF. Atualmente o projeto está presente em 369 ônibus da Viação Piracibanada DF, nas cidades de Sobradinho, Planaltina, Plano Piloto, Varjão e Estrutural.

O Projeto com intuito de disseminar conhecimentos conta com a ajuda de voluntários – estes hoje colaboradores da Viação Piracicabana, como cobradores, motoristas, despachantes e fiscais.

Objetivos

O objetivo central do Projeto é incentivar a leitura, a escrita, o entendimento, ampliar os lastros culturais e proporcionar acesso a livros em coletivos.

* Proporcionar aos usuários do transporte coletivo ampliação de seus lastros culturais e a oportunidade de entretenimento, a diversão salutar e descobrimento do maravilhoso mundo da leitura;

* Propiciar mais comodidade e tornar mais prazerosas as viagens de ônibus no Distrito Federal;

conceder condições de diversão e novos aprendizados aos usuários de transporte coletivo;

* Incentivar o entendimento e a escrita através da proposta de que os leitores que se interessarem produzam resumos dos livros que acabaram de ler. Isso fará com que esses resumos sejam utilizados por outros leitores que terão uma iniciação na leitura através de textos compilados e menores;

* Transformar o espaço dos ônibus em verdadeiros pontos de cultura e lazer;

* Encontrar e gerar alternativas de sustentação financeira para a viabilização e reaplicação do Projeto;

* Oferecer às crianças não-alfabetizadas livros infantis com ilustrações e gibis, para despertar desde cedo o prazer pela leitura;

* Promover campanhas para arrecadação de livros e materiais escolares que serão doados a alunos carentes da rede pública de ensino;

* Promover ações de arrecadação de livros para ampliação do acervo;

* Estabelecer parcerias com livrarias e bibliotecas com o intuito de ampliar e atualizar o acervo disponível, com a contrapartida de divulgar essas instituições dentro dos livros (através de marcadores de páginas) ou mesmo no porta-livros, através de cartazes ou outra divulgação.

Público-alvo

Usuários do transporte coletivo do Distrito Federal (crianças, jovens, adultos, estudantes, trabalhadores…).
  
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
 Imagem: André Falcão