Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de outubro de 2012

192. Chagas Pishuna / Garimpeiros de Serra Pelada


Fonte da Imagem: http://cn-1.blogspot.com.br




 Fonte da Imagem: senhoradapaz.org.br


Fonte da Imagem: balaiodefatos.com


O Blog Companhia das Entrevistas conversa com Chagas Pishuna, sócio da Coomigasp, Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada.

Blog: Além da Coomigasp, existe a Agasp, Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada, qual o objetivo da Agasp?

Chagas: Proteger os interesses dos garimpeiros, não os de Serra Pelada, mas de todo o Brasil, por ser uma associação nacional, ela cuida, através de nosso presidente Toni Duarte.

Blog: E em relação ao Coomig e a Delegacia Regional do Distrito Federal e de Goiás, ela tem as mesmas atribuições, no caso, de lutar pelos direitos dos garimpeiros?

Chagas: Sim, todos possuem as mesmas atribuições, só que não é isso que acontece hoje em dia, nós temos a nosso favor apenas a Agasp Brasil e todos os garimpeiros, numa luta atual contra algumas situações que não concordamos.

Blog: O que está acontecendo no cenário do garimpo nacional, em particular na Serra Pelada, que os garimpeiros não estão satisfeitos?

Chagas: Em Serra Pelada atualmente está acontecendo coisas que não concordamos.

Blog: O que por exemplo?

Chagas:  Nós fizemos um acordo com uma empresa canadense, e seria tudo muito bom, porém a empresa canadense começou a articular contra os garimpeiros. Foi feito um acordo que envolve 41% para o garimpeiro e 51% para a empresa, que por sinal, deveria ser 51% para os garimpeiros, e com poucos dias, a gente já não tinha mais os 41%, e sim apenas 25%, e a empresa canadense com 75%. Esses canadenses vieram para detonar o Brasil, e percebemos um descaso por parte do governo federal, inclusive as próprias autoridades judiciárias do Pará, faz vergonha, por que eles estão cobrindo pessoas desonestas, e o próprio promotor enquadrou todos como formação de quadrilha, desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro.

Blog: Como toda esta situação pode ser resolvida de uma forma que todos os lados em questão fiquem satisfeitos, empresários e trabalhadores?

Chagas: A solução é os garimpeiros terem o valor que merecem, por que até hoje a gente nunca teve um centavo do garimpo, e eles já exploraram muito, já construíram um túnel de uma espessura muito grande, em nossa história, com uma simples ferramenta, conseguimos toneladas de ouro, imagine essa empresa com um enorme túnel, e o próprio cascalho está sendo desviado, eles não mostram uma pá de cascalho, e a Colossus, empresa canadense junto com esta diretoria, não está a nosso favor. A solução é o governo federal interferir, parar com as atividades da Colossus, o governo tem condições de fazer isso, e assim ajudar a gente. É preciso uma investigação da Polícia Federal.

Blog: E a cooperativa poderia investir em equipamentos modernos e assim não precisar depender de uma empresa estrangeira para extrair o ouro de Serra Pelada?

Chagas: Sim, com certeza absoluta. Nós temos dinheiro retido na Caixa Econômica Federal, mais de quinhentos milhões de reais, que daria para explorar todo esse ouro, esse patrimônio, que é da União. Porém há uma montagem, por parte da diretoria da cooperativa, do governo federal e de alguns sindicatos, que visam prejudicar os garimpeiros.

Blog: Sendo o visitante de nosso Blog Companhia das Entrevistas, um garimpeiro, e ao ler esta entrevista, queira apoiar esta luta de vocês, como proceder?

Chagas: Nosso contato é o 61- 8283-8126, também o 61- 9604-5011, além do 61- 8552-3229, e o 61-9160-3297.

Blog: Então é necessário envolver a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério de Minas e Energia, o Conselho Nacional de Justiça nesta situação?

Chagas:  Sim, é importante que o governo realmente abrace a nossa causa, por que nós somos a grande maioria, cerca de 98%, com mais de 70 anos de idade, são senhores que não possuem um poder aquisitivo alto, até mesmo para a alimentação existe dificuldades. Nós brasileiros estamos sendo nocauteados pela empresa canadense. Em outras palavras, os gringos estão levando tudo, e a diretoria corrupta da coomigasp fica com o resto.

Blog: Mas esta diretoria foi afastada recentemente, de acordo com informações da própria Agasp, correto?

Chagas: Sim, foi afastada, legitimamente por uma assembleia geral constituída, os garimpeiros se reuniram e afastaram a diretoria, mas eles não tem o direito de ficarem lá, e sim a diretoria provisória de 30 dias, escolhida pelos garimpeiros após a assembleia.

Blog: Então deve haver uma eleição, correto?

Chagas: Sim, vai haver uma eleição para escolher uma nova diretoria. A eleição vai ser no dia 18 de novembro de 2012, e assim elegermos a diretoria definitiva.

Blog: Parece que a história se repete, no século XVI, era Portugal que levava o ouro, agora, no século XXI, é o Canadá, podemos considerar uma vergonha a nível internacional?

Chagas: Sim, é o caso da ONU, de direitos humanos, enquanto mais de trinta e sete mil garimpeiros passam fome, a Colossus, empresa canadense esnoba, e não deixa nem que a gente passe próximo ao túnel, é uma humilhação, nós, os donos da terra, não podemos nem chegar perto.

Blog: Fique à vontade para as considerações finais desta entrevista:

Chagas: Muito obrigado, estávamos precisando de uma oportunidade desta, de mostrar ao mundo, através da internet, o que realmente está acontecendo em Serra Pelada, com os garimpeiros, nós somos patriotas. Precisamos de ajuda, precisamos que tudo isso seja divulgado.

///////
Serviço:
Leia a matéria sobre Serra Pelada, no site DF Agora, acesse o link:
http://www.dfagora.com.br/LerNoticia/1360/pf-pode-ser-acionada-para-resolver-impasse-do-novo-ouro-de-serra-pelada