Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

191. Alexandre Conceição / Coordenação Nacional do MST e da Via Campesina / Nove vetos da presidente Dilma Rousseff ao Código Florestal












                                                                                                       Fotos: Divulgação



Os nove vetos da presidente Dilma Rousseff ao Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional em setembro, foram publicados na edição de 18 de outubro de 2012 do Diário Oficial da União. E para conversar sobre este assunto contamos com Alexandre Conceição da Coordenação Nacional do MST e da Via Campesina.

Blog: Em relação à flexibilização para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios. Foi retirado do texto pela presidenta, como o MST observa esta ação dela?

Alexandre Conceição: O enfrentamento ao modelo de agronegócio que está se consolidando no Brasil, está em seu estágio inicial. A retirada da flexibilização colocada pelos ruralistas indica que o governo prevê a sensata garantia de promover a proteção ao meio ambiente, não o submetendo os interesses capitalistas do agronegócio.

Blog: A chamada regra da "escadinha", que prevê obrigações de recuperação maiores para grandes proprietários rurais, foi devolvida à lei por decreto presidencial, no contexto ambiental, podemos considerar este decreto como algo agradável?

Alexandre Conceição: Vetos sancionados pela presidenta Dilma foi importante no sentido de barrar os interesses do agronegócio. Eles sinalizam também que a mobilização social promovida para pressionar o governo mostrou que somente a luta e a organização do povo é capaz de promover mudanças.

Blog: É salutar que os produtores rurais terão que recompor entre 5 e 100m de vegetação nativa das APPs nas margens dos rios, dependendo do tamanho da propriedade e da largura dos rios que cortam os imóveis rurais?

Alexandre Conceição: Podemos considerar que os vetos atenderam uma grande parte das reivindicações da sociedade, que teve o intuito de garantir a proteção ao meio ambiente e garantir a soberania à democracia deste país, cuja idoneidade se matinha sob ameaça do agronegócio. No entanto, no aspecto que toca a preservação ainda ficaram algumas coisas soltas, como a ausência de recuperação de matas em nascentes e a estadualização da definição do tamanho máximo a ser recuperado. Isso significa que temos muito o que avançar na luta contra o modelo desenvolvimento que vem se impondo no campo.

Blog: A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira afirmou que a inclusão social no campo em torno dos direitos dos pequenos agricultores serão assegurados após a ação da presidenta em relação ao código florestal, no que diz respeito ao publicado no diário oficial de 18 de outubro de 2012, é verdade que poderá haver mais inclusão social a partir dos vetos?

Alexandre Conceição: Os vetos sancionados pela presidenta são insuficientes para que se promova de fato mudanças no cenário politico do campo brasileiro. Isso por que o agronegócio permanece se consolidando seu poder político e econômico. Mas, por outro lado os vetos se configuram principalmente como uma sinalização de enfrentamento por parte do governo a esse modelo.