Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

184. Secretaria de Saúde do Distrito Federal / Escândalos que chegam e a população clama por medidas que combatam a corrupção


Na mídia é comum os contínuos escândalos que chegam e a população clama por medidas que combatam a corrupção, é preciso vigilância intensa, a desonestidade significa diretamente roubar a vida e a saúde das pessoas. É preciso envolver o usuário, a família e a sociedade no controle dos bens públicos. Com toda esta essência, o Blog Companhia das entrevistas age e conta com a minimizada participação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal que nos informa nesta conversa: 

Blog: A 2ª Vara da Fazenda Pública determinou, em caráter liminar, nesta quinta-feira (11) que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal deve disponibilizar tratamento para hemofílicos em todos os hospitais da rede pública, qual a opinião da Secretaria de Saúde sobre este assunto?

SES/DF: ESCLARECIMENTO EM NOTA.

Blog: Caso a decisão não seja cumprida, o GDF terá que pagar multa diária de R$ 10 mil. A Secretaria de Saúde vai recorrer desta decisão do Ministério Público do Distrito Federal?

SES/DF: ESCLARECIMENTO EM NOTA.

Blog: É certo afirmar que não há necessidade de manter estoques do fator coagulante em todos os hospitais da rede pública do Distrito Federal?

SES/DF: ESCLARECIMENTO EM NOTA.

Blog: O principal argumento para não manter estoque em todos os hospitais da rede pública do Distrito Federal é que a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) tem plantão de atendimento 24 horas e o medicamento também está disponível no Hospital de Base?

SES/DF: ESCLARECIMENTO EM NOTA.

Blog: Foram denunciados o secretário de Saúde, Rafael Barbosa e os diretores do Hemocentro, Beatriz Soares e José Vilaça, é necessário esta ação por parte do Ministério Público?

SES/DF: ESCLARECIMENTO EM NOTA.

Blog: De acordo com a denúncia do MP, há improbidade por parte do presidente e do diretor executivo da Fundação Hemocentro de Brasília,  já que o Hemocentro teria negado ou atrasado a entrega de fator coagulante a pacientes com hemofilia, ato que resultou em “em sofrimento, dor e estresse”, isto tudo é verdade?

SES/DF: ESCLARECIMENTO EM NOTA.

Blog: Não foi comprovado que os pacientes com necessidade de fator de coagulação deixaram de receber os medicamentos prescritos?

SES/DF: ESCLARECIMENTO EM NOTA.

Blog: O Ministério Público está entrando para fazer luta política contra o governo do Distrito Federal, o que o GDF pretende fazer junto ao Conselho Nacional de Justiça?

SES/DF: Essa foi uma declaração do Governador em entrevista à imprensa à época em evento público. A SES/DF não se pronunciará a respeito disso.

///////


NOTA À IMPRENSA – 10/10/2012
Essa nota foi produzida pela ASCOM da Secretaria de Estado de Saúde do DF, com base em informações de áreas técnicas.

Sobre a liminar que obriga Secretaria de Saúde a manter nos hospitais públicos medicamento para tratamento de hemofílicos.
A Secretaria de Saúde do DF informa que vai recorrer da decisão. E esclarece que:
1 - A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) conta com plantão 24h para fornecimento de sangue e fator coagulante;
2 - Os pacientes também encontram fator coagulante no Hospital de Base, para casos de urgência como acidentes e incidentes;
3 - Em 2012, após o horário comercial, a SES/DF recebeu somente dois pedidos de fornecimento do fator coagulante. Tal informação reforça a tese de que não há necessidade de manter estoques do medicamento em todas as unidades de saúde. Isso acarretaria em desperdício.
Ainda sobre esse tema, a SES/DF complementa que tem investido constantemente no atendimento a pacientes com coagulopatias. A prova disso é a inauguração de um moderno ambulatório, em agosto, no Hemocentro. Outro detalhe que cabe ressaltar: nunca na história do DF houve tal descentralização de medicamentos (fator coagulante), conforme dito pelo Ministério Público no pedido de liminar. O que havia era uma concentração desse produto no Hospital de Apoio. Com a centralização dos atendimentos dessa área no Hemocentro, não se fez mais necessário a continuidade das atividades no referido hospital..

///////

NOTA À IMPRENSA – 21/09/2012

Essa nota foi produzida pela ASCOM da Secretaria de Estado de Saúde do DF, com base em informações de áreas técnicas.

Sobre o posicionamento da SES/DF e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a respeito da denúncia de omissão no dever de dispensar correta e tempestivamente Fatores de Coagulação.
A Secretaria de Saúde do DF – SES/DF informa que o protocolo de atendimento aos hemofílicos foi discutido em audiência pública e ganhou o respaldo da Justiça, quando a Prosus sem sucesso tentou derrubar a iniciativa da Secretaria de Saúde. O setor foi reorganizado e foi realizado um recadastramento. Anteriormente, pacientes do Brasil inteiro buscavam o fator de coagulação no DF, a lista de pacientes que era de 474 passou a ser de 180 pacientes realmente sob a responsabilidade do Distrito Federal. Com o novo protocolo, a SES/DF foi elogiada com carta da Associação Brasileira de Hemofilia pelo trabalho com os pacientes hemofílicos. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, responderá às ações de improbidade sem ter nada a temer. "Hoje a política de hemofílicos no DF é um exemplo para o país", assegurou Barbosa.