Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de outubro de 2012

186. Carlinhos Nogueira / Administrador do Guará / Tópicos de interesse do morador da cidade













    
Fotos: Divulgação

Com pouco mais de 120.000 habitantes, o  Guará é uma cidade bastante dinâmica e participativa. A Administração Regional do Guará tem procurado promover o desenvolvimento sustentável da cidade, garantindo aos moradores mais qualidade de vida.  Em entrevista ao jornalista André Falcão, do Blog Companhia das Entrevistas, o administrador do Guará, Carlinhos Nogueira, falou sobre alguns tópicos de interesse do morador da cidade. Boa leitura.

Revitalização das praças e dos aparelhos dos parques infantis e dos pontos de encontro comunitários

O trabalho de manutenção e revitalização das praças e dos equipamentos, tanto para os parques infantis, chamados de Academia para a Primeira Idade (API), quanto para os aparelhos dos Ponto de Encontro Comunitários (PEC) é permanente. Pode acontecer, em um local ou outro, um equipamento apresentar um problema, em razão de fatores diversos: vandalismo, intempéries, desgaste natural etc. Nesses casos, uma equipe da Administração promove os reparos caso seja de natureza simples. Em se tratando de uma operação de maior porte, é necessária a realização de uma licitação.

Nova licitação

Desde o começo do ano nove praças já foram entregues. Nesse momento, a Administração concluiu uma licitação para revitalizar outras 15 e seus respectivos equipamentos. O Guará conta hoje com quatro Academias para a Primeira Idade e vai ganhar até o final do ano mais quatro. Tem também 20 Pontos de Encontros Comunitários, todos em perfeito estado de conservação e em uso pelos moradores. As praças e parques ainda não reformados já foram vistoriados e cadastrados pelos engenheiros da administração e nos próximos meses serão revitalizados para o uso seguro dos moradores e visitantes.

Sede própria para a APAE e o Pró-Vítima no Guará

Essas entidades, com determinação, objetividade e amor, prestam um serviço de qualidade para quem necessita dos cuidados das duas instituições. Com a cessão do imóvel, que vai passar por uma reforma e adequação do espaço, o público alvo será atendido com mais conforto e acessibilidade.

Capacidade de atendimento

Dona Diva Marinho, diretora da APAE-DF, acredita que dos atuais 32 jovens atendidos atualmente, a entidade pode chegar a 100, divididos nos turno da manhã e da tarde.  Já Valéria de Velasco, do Pró-Vítima, que é um programa de proteção às vítimas de violência, da Secretaria de Justiça, acredita na importância de se dar assistência às vítimas que até então, não eram reconhecidas. E que a nova sede ajuda no sentido de oferecer um atendimento psicossocial e jurídico. A Administração vai prestar o suporte necessário para a APAE e o Pró-Vítima.

Caminhada Cultural

Esta é a 5ª e última caminhada cultural do ano. Com o período das chuvas fica inviável fazermos qualquer evento externo. A caminhada é organizada pela Casa da Cultura da administração e é bem interessante e original. Tem teatro, música, dança, poesia, artes plásticas. São mais de 20 pontos espalhados pelo calçadão do Guará II. Quem participar vai ter uma visão da produção artística e cultural do Guará.