Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2012

207. Rosalina Sudo / Subsecretaria se saúde do DF / Marcação de consultas na rede pública de saúde



                           
O Blog Companhia das Entrevistas conversa com Rosalina Sudo, subsecretaria se saúde do DF. O assunto: marcação de consultas na rede pública de saúde. Boa leitura:

Blog - Para o cidadão fazer tratamento de saúde na rede pública de saúde do Distrito Federal, é necessário realizar primeiro uma consulta no Posto de Saúde?

Rosalina Sudo - Prezado André, A Política de Saúde do DF é focada na mudança do modelo de atenção á saúde, antes hospitalocêntrica voltada para o indivíduo, e hoje é centrada na equipe multiprofissional voltada para a comunidade, a partir da Estratégia Saúde da Família e dos Centros de Saúde.
Considerando que 80% dos problemas de saúde podem e devem ser resolvidos na Atenção Primária, consequentemente, é imperativo que esta seja a porta de entrada do usuário local onde terá seu problema resolvido ou será encaminhado para especialidade clínica ou cirúrgica.

Blog A orientação da Secretaria de Saúde do DF em relação aos Postos de Saúde é de utilizarem a "Agenda Aberta"?

Rosalina Sudo - A orientação da SES-DF é a organização do atendimento com agenda aberta e/ou semiaberta, junto ao acolhimento com escuta qualificada para que seja definido o atendimento por qual profissional.

Blog Há informações de que no Guará-DF, no Posto de Saúde Nº 1, para clínica médica, só é possível marcar consulta na terça-feira. Procede esta informação?

Rosalina Sudo - Com relação ao CS01 do Guará, temos a informação que está funcionando de acordo com o estabelecido pela SES-DF, que já reorganizou o serviço de acolhimento e agendamento de consultas, porém depara com dificuldades em função da redução de horas de médico clínico para atendimento.

Blog Podemos afirmar que o termo "Agenda Aberta" significa que o cidadão pode marcar consulta nos Postos de Saúde todos os dias da semana e é verdade que o "Vigilante" não pode dar orientação sobre a falta de médico, e que o paciente deve ser ouvido no "Acolhimento", ou seja, "Acolhimento com Escuta Qualificada"?

Rosalina Sudo - O termo agenda aberta significa que o cidadão pode procurar o Centro de Saúde, Clínica de Família ou Postos de Saúde Urbano ou Rural, em qualquer dia da semana, que será acolhido com escuta qualificada, realizado por profissionais da saúde, e não por vigilante, buscando atender a necessidade, lembrando que o atendimento não é centrado no profissional médico.

Blog E por qual motivo, de acordo com informações, no Centro de Saúde Nº 1 do Gama-DF isto não acontece?

Rosalina Sudo - Com relação ao CS01 do Gama, este se encontra em reforma e está funcionando provisoriamente no CSG06, com dificuldade de espaços para o funcionamento adequado.