Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

195. Margarida Drumond de Assis / “Prêmio INTERARTE 2012” / No próximo dia 10 de novembro de 2012








Participante assídua do nosso Blog, neste aniversário de 1 ano do Blog Companhia das Entrevistas, comemorado no dia 07 de novembro de 2012, temos a honra de contar com a participação da escritora Margarida Drumond de Assis, que receberá o “Prêmio INTERARTE 2012”, no próximo dia 10 de novembro. Boa leitura:

Blog: Recebemos a informação de que vai acontecer a terceira edição nacional do Prêmio INTERARTE 2012, organizado pela Academia de Letras e Artes de Goiás Velho, que tem por finalidade prestar homenagem aos artistas que se destacaram durante o ano de 2012. E também recebemos a informação de que você vai ser premiada, correto?

Margarida Drumond: Olá, André, um abraço a você e a todos os visitantes/leitores deste convidativo Blog Companhia das Entrevistas. E parabéns pelo 1º aniversário do Blog, ele é um doce, gosto muito dele, é ótimo. Sobre sua pergunta, posso confirmar que a informação é correta, e o digo com imensurável alegria, nem imagina quanto isto significa para a minha vida literária.

Blog: Parabéns por ser escolhida para receber o Prêmio INTERARTE, evento que acontecerá no dia 10 de Novembro de 2012. Você que é autora de mais de uma dezena de livros, dentre os quais cinco romances, vê um deles, o romance Aconteceu no cárcere ser classificado... qual é a sensação de ser premiada?

Margarida Drumond: É uma sensação de grande contentamento, de realização mesmo, pois ser premiada significa ver meu trabalho reconhecido, ainda mais quando se trata do romance Aconteceu no cárcere. Sempre que escrevo um livro, me dedico inteiramente a ele, faço-o pela alegria e prazer da arte mesma em si, mas também pelo compromisso do bom entretenimento e, dependendo do tema, o comprometimento com a realidade, como é o caso de Aconteceu no cárcere

Blog: Sabemos que você fará, na ocasião da Premiação, em Goiânia, o lançamento da 3ª edição de Aconteceu no cárcere, como também sabemos que esta história já está roteirizada para o cinema, conforme o livro intitulado Aconteceu no cárcere – roteiro cinematográfico. Qual é a história deste livro e de que tema ele trata exatamente, sucesso de venda e de público que é?

Margarida Drumond: Obrigada, André. Aconteceu no cárcere é o  3º, dentre os 14 livros que já publiquei, e a própria história de sua produção mereceu um documentário em curta-metragem que, aliás, está inédito; intitulei-o Dia de visita. Comecei a escrever Aconteceu no cárcere em 1981, mas logo nos primeiros capítulos parei com a história, ao perceber que não poderia continuar sem ver de perto como tudo de fato acontecia, como acontece, melhor dizendo. É uma trama amorosa entre um médico, Inácio, que vai preso, acusado de um homicídio, deixando aflitos a namorada e a família, em especial a namorada Paula que tudo faz para descobrir para onde o levaram, tudo aprontando para tirá-lo da prisão. Mas ele já estava sentenciado. Minha proposta com este livro era contar uma história de amor envolvente, apaixonante mesmo, mas, ao mesmo tempo, falar do sistema carcerário do país, das injustiças sociais, da prisão, da violência, das drogas e tudo mais. Daí a necessidade de ver tudo isso de perto. Guardei os originais e comecei a correr atrás para visitar presídios, assistir a sessões de júri, conversar com advogados, ler o código penal e outros livros afins, etc. Visitei, por exemplo, um presídio de segurança máxima, em Ribeirão das Neves/MG, e para conseguir autorização para tanto levei cinco anos. Ao todo, foram onze anos até que pude me sentar novamente, isto em 1993, e então retomar a história começada, e o fiz como queria, ficção mesmo, mas totalmente repleta de emoção, pois vi muito de perto as coisas acontecendo. O resultado, graças a Deus, veio com o lançamento em 12.12.1994, em Taguatinga, momento em que a obra foi muito bem recebida; foi na ocasião, tomei posse na Academia Taguatinguense de Letras – ATL, cadeira n. 12, José de Alencar. Ao longo dos anos, recebi muitas apreciações de leitores, a maioria dizendo que a obra merecia ir para o cinema. Em 1999, após concurso público, junto ao Governo do Distrito Federal, Aconteceu no cárcere foi classificada e teve sua 2ª edição, esgotando-se logo – grande parte dos livros foi para as escolas do DF. Em novembro de 2007, no Festival de Cinema aqui em Brasília, lancei Aconteceu no cárcere – roteiro cinematográfico, estando a obra então pronta para a sétima arte. Em 2008, fiz a dramaturgia da empolgante história de Inácio e Paula, levando-a ao palco, em apresentação teatral brilhante com artistas da cidade, sob direção de Ademir Pereira, músicos, coreógrafos, dançarinos e grande elenco – apresentações no Teatro da Praça, em Taguatinga, e na Feira do Livro, no Pátio Brasil Shopping, no Plano Piloto, aqui em Brasília.

Blog: Este evento conta com o apoio da Associação Afro-Brasileira para Dança Cultura e Arte – ABRASA que, no próximo ano, prestará homenagem a todos os laureados com placa comemorativa na sede da associação na Áustria?

Margarida Drumond: É verdade. Segundo o “Ofício Prêmio Interarte 2012”, que recebi em 26 de setembro último, comunicando-me que o Aconteceu no cárcere fora classificado na Categoria Melhores Livros de Romance, esta é a informação. Nossa, isto é uma honra! Está no tópico “Prêmio”, do Ofício que a Associação “no próximo ano prestará homenagem a todos os laureados com placa comemorativa na sede da associação” naquele país. E a Áustria é conhecido como país de romancista, fato que nos enobrece ainda mais.

Blog: Na ocasião da premiação, haverá o lançamento do Livro “Aconteceu no Cárcere” – 3ª edição?

Margarida Drumond: Sim, aproveitarei o belíssimo momento da premiação para fazer o lançamento da 3ª edição. É mais uma oportunidade de entregá-lo a novos leitores e também aos mesmos, que assim desejarem para presentear alguém com um exemplar da emocionante história de Inácio e Paula. É um ótimo presente, podem acreditar, digo-o confiante rrssss e feliz.   Ademais, eu precisava fazer uma nova edição, pois o livro estava esgotado desde 2003, e é angustiante para o autor ver a pessoa procurar a obra e a gente não tê-la disponível.  Mas sempre que me perguntavam por este livro, eu indicava as Bibliotecas. Muitas vezes, porém, ouvi o seguinte: “”Que pena, eu queria dar a uma pessoa, a história é linda!” ou “  “Ah, não, eu já li, mas  foi alguém que me emprestou e eu queria um exemplar para minha Biblioteca”. 

Blog: A escolha dos premiados foi baseada em indicações de grandes líderes de academias, associações e entidades de grande valor cultural no Brasil, Alemanha, Chile e Áustria. Melhores Livros de Romance, Adriana Vargas, Braz Werneck, Dill Ferreira, Edson Gobi, Júlio Mesquita, Leda Edna, Margarida Drumond de Assis, Paola Rhoden, qual a sensação de participar deste seleto grupo?

Margarida Drumond: Pois é... como vou dizer rssssss. Estou que puro sorriso, e não é pra menos, creia. Esta vida de escritora é uma maravilha, graças a Deus, agradeço a Ele por este dom que tenho e procuro colocá-lo a serviço, tentando ajudar nosso mundo de alguma forma. Mas, eu vou lhe contar... se a gente quiser ver o trabalho percorrer um caminho bom, é preciso lutar muito. Alguns amigos mais próximos costumam dizer que sou guerreira, porque eu, além de escrever, depois vou levando o livro a vários lugares e faço mil e uma coisas por ele. E faço mesmo rssss Então, sobre sua pergunta, eu me sinto honrada e muuuuuito feliz. 

Blog: O prêmio será realizado no Hotel Augustus Plaza Inn, localizado numa das mais belas e modernas capitais do Brasil, a cidade de Goiânia, correto?

Margarida Drumond: Será mesmo, e, um grupo de amigas minhas e irmãos estão indo comigo, isto é ótimo. O hotel fica na Avenida Araguaia, bem no centro de Goiânia.

Blog: Para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que queiram prestigiar a premiação, e que tenham um espaço na agenda pessoal, podem chegar lá, que é possível adquirir um livro autografado de sua autoria? Passado o evento, como fazer para adquirir o seu livro Aconteceu no cárcere?

Margarida Drumond: Como se trata de um grande evento, solicitaram os nomes dos convidados que realmente compareceriam, e essa lista já foi passada. No entanto, a entrega do Prêmio será às 17 horas e o lançamento do livro às 18, estando todos convidados. Ficarei muito feliz com a presença de quem puder comparecer, inclusive você, André. Depois, quem quiser adquirir um ou mais exemplares de Aconteceu no cárcere ou Aconteceu no cárcere – roteiro cinematográfico ou qualquer exemplar dos outros livros meus – há também os romances Um conflito no amor, Tempo de saudade, No acerto dos bondes e Pegadas no tempo – é só me passar um e-mail para margaridadrumond@gmail.com ou me telefonar (61 9252-5916 (claro), dou o nº da minha conta bancária, a pessoa me dá o endereço e pronto, o livro vai autografado, chegando logo logo às mãos do leitor. O precinho, oh, lá embaixo, promoção de lançamento rssss. Mesmo! Quero todo mundo lendo Aconteceu no cárcere. Muito obrigada pela oportunidade desta entrevista. Abraços.